Menu
Brasília

Portal do Emprego vai agilizar procura no DF

Arquivo Geral

05/12/2009 0h00

A busca por emprego vai ficar mais fácil para os brasilienses a partir de agora. A Secretaria de Trabalho (Setrab) lançou, nesta sexta-feira (4), o programa Portal do Emprego. Por meio da internet, no endereço eletrônico www.trabalho.df.gov.br, o trabalhador desempregado poderá otimizar seu tempo e economizar o dinheiro da passagem durante procura por uma vaga do mercado. De casa ou de uma lan house, ele poderá acessar o site e visualizar o posto de trabalho que almeja sem precisar ir a uma agência da secretaria.


A nova ferramenta da secretaria já está disponível na rede. Por meio do CPF, os 600 mil trabalhadores cadastrados podem acessar o banco de vagas e escolher até três opções de emprego. Quando a transação é feita, a vaga é bloqueada para os demais interessados. O candidato, então, imprime ou anota o número do protocolo e tem até 24 horas para se dirigir a uma agência e apanhar o encaminhamento até a empresa. Com isso, ele poderá sair de casa com até três entrevistas marcadas, sem correr o risco de chegar à agência e encontrar a vaga preenchida.


Antes, o processo era um pouco mais demorado e dispendioso. O interessado tomava conhecimento da oportunidade de emprego pelo jornal ou TV. Depois disso, tinha de ir à agência sem a garantia de receber o encaminhamento para a entrevista. “O cidadão não precisa mais sair de casa para ver se tem vaga. Isso dará até mais ânimo para cada vez  investir e apostar numa oportunidade”, garantiu o novo secretário de Trabalho, Rodrigo Delmasso.


Segundo Delmasso, outro benefício do programa é que as consultas poderão ser feitas a qualquer momento. “O banco de vagas fica na rede 24 horas por dia. Esses dados são atualizados diariamente e há novas oportunidades todos os dias”, completou o secretário.


Quem ainda não é cadastrado precisa ir a uma agência do trabalhador para incluir o currículo no banco de dados. Quem está com o cadastro desatualizado também deverá se dirigir ao local com os documentos necessários, como diplomas e certificados. Os dados são responsáveis por garimpar e fornecer automaticamente as vagas que mais se encaixam no perfil de cada candidato.  


Bom para todos
O Portal do Emprego deverá aumentar o número de atendimentos da Secretaria de Trabalho. O programa Endereço do Emprego, que funciona nos mesmos moldes, só que com 26 terminais de consulta espalhados pelo DF, já deu uma prévia de como isso ocorrerá. Em dois meses, cerca de sete mil pessoas procuraram ofertas de emprego nas máquinas interligadas à secretaria. Mais de mil foram encaminhadas para entrevistas. “Isso significa quatro meses de atendimento que foram feitos em apenas dois”, contabilizou Delmasso.


As empresas também irão se beneficiar com o programa, já que o governo estará oferecendo um serviço ágil e tecnológico sem cobrar nada. Atualmente há cerca de 1,2 mil empregadoras cadastradas na Secretaria de Trabalho. Ao mesmo tempo em que elas oferecem as vagas do mercado, precisam de uma rápida resposta e pessoas qualificadas para preencher os postos de trabalho. Em breve, a secretaria abrirá oportunidade para novas empresas se cadastrarem no programa.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado