Menu
Brasília

Porco-espinho é resgatado após invadir escola no Gama e retorna à natureza

Animal foi encontrado sobre o telhado da unidade de ensino e devolvido em segurança ao habitat natural pelo BPMA

João Victor Rodrigues

25/07/2026 9h44

Foto: PMDF

Um porco-espinho mobilizou equipes do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) na madrugada deste sábado (25/7), após invadir uma escola localizada na Vila DVO, no Gama. A ocorrência foi registrada por volta da 1h, quando os policiais foram acionados para realizar o resgate do animal silvestre e garantir a segurança de estudantes, funcionários e do próprio mamífero.

Ao chegarem ao local, os militares encontraram o porco-espinho abrigado sobre o telhado da unidade escolar. Depois de avaliarem a situação, os policiais utilizaram técnicas especializadas de manejo e contenção para retirar o animal sem causar ferimentos, evitando também qualquer risco às pessoas que estavam nas proximidades.

Após o resgate, o animal passou por uma avaliação técnica, que constatou seu bom estado de saúde. Em seguida, ele foi transportado até uma reserva ambiental do Distrito Federal, onde foi devolvido ao habitat natural para continuar vivendo em liberdade.

Segundo a Polícia Militar Ambiental, a ocorrência reforça a importância do trabalho desenvolvido pelo batalhão na proteção da fauna silvestre e evidencia a necessidade de acionar equipes especializadas sempre que animais nativos forem encontrados em áreas urbanas, garantindo uma intervenção segura tanto para a população quanto para os animais.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado