A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (20), a Operação Puff The Dragon para combater a comercialização irregular de cigarros eletrônicos no Distrito Federal. A investigação apura a importação, distribuição e venda de dispositivos eletrônicos para fumar, produtos cuja comercialização é proibida no Brasil.
Segundo a PF, as apurações começaram em 2025 após o compartilhamento de informações obtidas em investigação conduzida no Tocantins. Os investigadores identificaram a atuação de suspeitos envolvidos no comércio físico e virtual dos equipamentos em diferentes estados do país.
Durante a operação, agentes federais cumpriram três mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos investigados no Distrito Federal. Nas diligências, foram recolhidos cigarros eletrônicos, essências líquidas e acessórios utilizados nos dispositivos.
De acordo com a corporação, o nome da operação faz referência ao termo “puff”, expressão popularmente associada ao consumo e à comercialização de cigarros eletrônicos. A Polícia Federal não informou, até o momento, o número de investigados nem detalhes sobre possíveis prisões relacionadas à ação.