Neste domingo (8), o núcleo rural Rio Preto, localizado em Planaltina, vai sediar a 13ª Semana de Tecnologia. O evento que vai até 21 de agosto contará com palestras, exposições, artesanatos, produtos agrícolas e leilão de ovinos das raças Doper e Santa Inês. Na ocasião, também serão realizados o I Encontro de Ovinocultura do Rio Preto e Concurso de Flores e Cores.
As atividades serão iniciadas às 10h, com a celebração de uma missa e a bênção das sementes. A partir do meio-dia, na sede administrativa do núcleo rural, haverá o almoço com carneiro no rolete. Para participar, basta levar pratos e talheres e pagar R$ 6 por pessoa. Em seguida, terá o Encontro Técnico de Floricultura e o Encontro Técnico de Ovinocultura, que contará com duas palestras organizadas pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF).
Para encerrar as atividades do dia, acontece o I Concurso Flores e Cores, organizado pela Emater para divulgar e estimular a produção de flores do DF, já que a região abriga a Cooperativa Multi-Flor, organizada predominantemente por mulheres e que acaba de completar um ano. O núcleo é ainda recordista em produtividade de grãos no Brasil.
Durante a semana serão realizadas palestras técnicas apresentando novas tecnologias aos produtores. A realização é da Associação dos Produtores Rurais do Rio Preto em parceria com a Emater-DF.
Rio Preto – O núcleo rural possui cerda de 340 produtores familiares e patronais. A produtividade, por ano, é de aproximadamente 220 sacas de milho, 70 de soja e 60 de feijão por hectare.