Menu
Brasília

Planaltina realiza Encontro de Saúde Integral

Arquivo Geral

10/09/2010 12h50

De 14 a 23 de setembro, a comunidade de Planaltina e região poderá ter acesso às mais variadas terapias alternativas. Entre os temas do evento estão: As Sementes para a Paz Mundial, Os Objetivos do Milênio e a Promoção da Saúde e da Paz. Promoção é da Regional de Saúde

 

A Regional de Saúde de Planaltina promove, entre 14 e 23 de setembro, o X Encontro de Saúde Integral. O objetivo é integrar a comunidade e servidores da saúde, a partir de abordagens relativas ao corpo físico, hábitos, estilo de vida e hereditariedade. Temas como trabalho, educação, alimentação, condições socioeconômicas, saúde e o universo em que cada indivíduo escolheu para vive, também estão presentes na programação.

 

Durante os dez dias do evento, profissionais de terapias alternativas como Medicina Chinesa, Automassagem, Saúde Mental, Antroposofia e Meio Ambiente, se revezarão em uma extensão programação. O período da manhã inicia-se com atividades de prática corporal que vão da yoga à Ginástica nas Quadras, seguida por palestras educativas e apresentações artísticas e culturais. As temáticas do X Encontro de Saúde Integral são: Cinco Sementes Para a Paz Mundial, Os Oito Objetivos do Milênio e a Promoção da Saúde e da Paz.

 

“Esse encontro é essencial para que a comunidade desenvolva autonomia e autoconfiança, transformando-se em agente principal da sua própria saúde. Com isso, diminui a procura por serviços especializados e de emergência”, afirma o médico generalista, Marcos Freire, Coordenador da Automassagem da Secretaria de Saúde e um dos organizadores do evento. Para o período da tarde estão programadas atividades como oficinas específicas, envolvendo práticas diversas como artesanato com algodão, bordado, papel reciclado até a manipulação de xaropes caseiros.

 

O gerente do Centro de Medicina Alternativa (Cema), onde acontecerá o evento, o médico Cláudio Werneck, acredita que o encontro vai ajudar também a combater um dos principais males da sociedade atual. “Esse evento busca, principalmente, a harmonia do ser humano com a natureza, numa época em que a sociedade passa por um processo de intenso estresse no seu cotidiano”, enfatiza.

 

Serviço

 

Programação do X Encontro de Saúde Integral

 

 

14/09

8h às 9h – Frevo Relax, com Jorge Marino 

9h30 às 11h – Abertura – Dr. Henrique Nogales / Dr. José Carlos (direção do HRP). Dr. Cláudio W. Enf. Édisa 

11h – Apresentação Frevo Pop (J.Marino e Alunos)

 

 

15/09 

8h às 9h – Ginástica nas Quadras (profª Rejane) 

9h30 às 10h – Efeitos Psicológicos da Atividade Física (profº Adauto/UnB) 

10h30 às 10h30 – Apresentação do Programa Ginástica nas Quadras (profª Rejane)

11h – Apresentação Cultural

 

 

16/09 

8h às 9h – Automassagem e Dança da Primavera (Marcos Freire)

9h45 às 10h15 – Simbologia da Época de Micael com Maria Luisa (psicóloga do Cema)

10h15 às 10h40  – Conto – Micael e as Crianças-Estrelas com Necy contadora de histórias

10h40 às 11h30 Roda de Conversa e encerramento

 

 

17/09 

8h às 9h – Liang Gong em 18 terapias, com Valéria – NUMENATI 

9h30 às 11h – Promoção à Saúde Mental na Atenção Básica (Eva Faleiros)

11h  – Apresentação Cultural

 

 

18/09 

8h às 9h – Tai Chi Chuan, mestre Woo

9h às 10h – Café Comunitário e Papoterapia com mestre Woo 

10h às 10h30 – História do Tai Chi Chuan no Brasil c/Aristein Woo 

10h30 às 11h – Apresentação de Tai Chi Chuan com espada (NUMENATI)

 

 

21/09 

8h às 9h – Meditação, A Dança do Coração e mentalização pela paz mundial (Marly Silva)

9h às 9h15 – 5ª edição Sementes para a paz mundial (Mª Cristina)

9h45 às 10h – Apresentação Musical/arte educador e saxofonista Israel Colonna e alunos

10h às 10h15 – Bandeira da Paz Oficina de bordados do Cema e Beatriz Maury 

10h15 às 11h – Garantir a sustentabilidade ambiental (prof. Paulo Sales/UnB)

11h – Apresentação Cultural: A mensagem da água/exposição de fotografia, Paz nas águas. Viver em estado meditativo. Distribuição de livro infantil “A Mensagem da Àgua”, de Masaru Emoto

 

 

22/09 

8h às 9h – Movimento Vital Expressivo, Sistema Rio Abierto com Selva Teles e Socorro Miranda

9h30 às 10h – Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural(Simone Macedo)

10h às 11h – Gestão dos Resíduos(Agrônomo Jorge Artur)

11h – Apresentação Cultural, Grupo Cokumã de Planaltina

 

 

23/09 

8h às 9h – Hatha Yoga com Isabela Ribeiro/NUMENATI

9h30 às 11h – Nutrição Consciente(Soyara Terra coord. Da musicoterapia NUMENATI)

11h – Espetáculo: O Caminho das Àguas(Companhia Língua e Trapo)

14h –  IX Encontro de Saúde do Idoso de Planaltina – tarde de lazer para os idosos(Drª Ana Lúcia, coord. do PAISI)

 

 

OBS: No período da tarde, de 14 a 23/09 serão realizadas 18 Oficinas, com abordagem de  vários temas de interesse popular, com inscrições limitadas. Outras informações, no horário comercial no Cema, ou por meio dos telefones (61) 3388-9760 e 3388-9678.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado