Menu
Brasília

Pessoas entre 30 e 39 anos representam 25,8% de casos de Covid-19 no DF

Esta afirmação teve o objetivo de alertar jovens sobre o fato de que eles também devem cumprir as medidas restritivas, pois não estão livres da doença

João Paulo de Brito

19/03/2021 16h35

Foto: reprodução da internet

Nesta sexta-feira (19), os secretários da Casa Civil, Gustavo Rocha; da Saúde, Osnei Okumoto; e da DF Legal, Cristiano Mangueira concederam uma entrevista coletiva para atualizar dados referentes às ações que o Governo do Distrito Federal (GDF) está adotando no enfrentamento da pandemia da Covid-19.

Gustavo Rocha negou que 68 óbitos tenham sido resgistrados na tarde de ontem (18), em decorreñcia da doença. Segundo ele, 9 pessoas faleceram na quinta-feira. A confusão aconteceu, pois o último Boletim Epidemiológico contabilizou mortes que não foram resgistradas anteriormente.

Em relação à taxa de transmissão, o novo índice apresenta 1,01. Isso configura uma pequena elevação no dado, que já antigiu a marca de 1,31 em um momento mais crítico.

Além disso, Rocha comentou uma informação que havia relatado anteriormente, sobre o aumento de casos em jovens de 0 a 24 anos ser de 2800%. O secretário completou ao afimar que pessoas de 30 a 39 anos representam 25,8% dos casos de Covid-19 no DF. E que esse índice afeta no número de mortes.

Esta afirmação teve o objetivo de alertar jovens sobre o fato de que eles também devem cumprir as medidas restritivas, pois não estão livres da doença.

Por fim, o secretário da Casa Civil afirmou que as ações de cumprimento das medidas restritivas vão continuar acontecendo, pois elas são realizadas, na maior parte, em locais que são frequentados por jovens. Quanto aos estabelecimentos, Rocha apontou que o novo decreto assinado por Ibaneis Rocha vai detalhar sobre o horário específico que cada setor terá para realizar serviços, com intuito de evitar aglomerações em trnasportes púbicos.

Confira a lista abaixo:

  • Shoppings e centros comerciais – 13h às 21h
  • Centros estéticos – 10h às 19h
  • Bares e restaurantes – 11h às 19h
  • Academias – 6h às 21h

Outra atualização foi relação a venda de bebidas alcoólicas, que passa a ser proibida após às 20h.

Em seu pronunciamento, Cristiano Mangueira destacou a atuação das polícias Civil e Militar nas fiscalizações da Operação Toque de Recolher. Além disso alegou que os quadros de internações tem reduzido devido aos esforços realizados pelas autoridades no enfrentamento da pandemia de Covid-19.

O secretário da saúde começou sua fala ao explicar sobre a taxa de transmissão. Segundo ele, a projeção para os próximos dias aumente.

Em relação a leitos de UTI, o chefe da saúde afirmou que a capital candanga tem, no total 409, destinados para o tratamento da Covid.

Osnei Okumoto respondeu que teve duas boas notícias em relação a fabricantes de vacinas. Segundo ele, o DF precisa de uma quantidade considerável de imunizantes. E que o Ministério da Saúde realiza o repasse de pequenas doses para todas as unidade federativas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado