Menu
Brasília

PCDF desmantela fraude contra o BRB estimado em R$ 3 milhões

Foram apreendidos documentos e aparelhos celulares

João Victor Rodrigues

02/07/2024 9h17

PCDF

Foto: Reprodução

Na manhã desta terça-feira (2), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou a Operação SimCard após seis meses de investigações. A ação buscou cumprir cinco mandados de busca para obter provas de um esquema de fraude contra o Banco de Brasília (BRB), estimado em R$ 3 milhões. Durante as diligências, foram apreendidos documentos e aparelhos celulares.


Conforme apurado pela equipe da Coordenação de Repressão aos Crimes contra o Consumidor, a Propriedade Material e a Fraudes (Corf), os envolvidos na fraude realizavam a troca da titularidade de linhas de celulares vinculadas a clientes de uma grande operadora móvel nacional. Em seguida, os criminosos substituíam o chip, obtendo uma linha telefônica diferente da do verdadeiro titular da conta. Esse novo chip era utilizado para baixar o aplicativo do banco e acessar os cartões virtuais dos clientes, permitindo a realização de diversas compras fraudulentas.


O diretor-adjunto da Divisão de Proteção ao Consumidor (DPCon), delegado Henry Galdino Mundim, explicou que o cliente da operadora só percebe o golpe quando não consegue mais acessar a linha telefônica, os aplicativos e os serviços disponíveis no celular. “A Corf continua as investigações para verificar se há participação de colaboradores da respectiva operadora de telefonia móvel”, destacou Mundim.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado