A partir desta segunda-feira (11), moradores do Paranoá, Paranoá Parque, Itapoã e Itapoã Parque passam a contar com duas novas linhas de ônibus, reforço na oferta de viagens e mudanças nos itinerários para ampliar o atendimento do transporte público coletivo.
As novas linhas — 100.7 (Paranoá Parque/W3 Sul – Ponte JK) e 101.2 (Paranoá/W3 Norte) — fazem parte do processo de separação das redes que atendem as duas regiões. O Itapoã terá ainda o reforço de 38 viagens diárias na linha 0.759, enquanto a 0.101 será desativada.
Segundo a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF), 14 linhas foram alteradas, com ampliação de viagens e ajustes de rota. Ao todo, serão 118 viagens a mais em dias úteis, 12 aos sábados e 14 aos domingos, beneficiando principalmente quem se desloca para o Plano Piloto. A frota da região recebeu 14 novos veículos.
O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, afirmou que as mudanças atendem a solicitações dos moradores e buscam melhorar a mobilidade.
“A Semob está atenta às demandas da população e trabalha com o constante monitoramento das linhas para fazer ajustes que melhorem o transporte, especialmente nas regiões que mais precisam de atenção”, declarou.
Alterações e novos itinerários
Além do aumento de viagens, diversas linhas terão seus percursos adaptados. Todas que atendem ao Itapoã Parque passarão a circular pela Avenida Central até o Cras. No Paranoá Parque, as linhas circulares 0.784 e 141.2 terão itinerário estendido para atender à UPA local.
A linha 0.763 deixará de passar pela Avenida Central do Paranoá, seguindo direto pela DF-001, e passará a cobrir toda a extensão da L2 Sul.
Com as mudanças, os passageiros terão mais opções de ligação direta com a W3 Norte e a W3 Sul, tempos de espera reduzidos e atendimento a novos pontos estratégicos nas duas regiões.
Se quiser, já posso preparar uma tabela organizada com todas as linhas, horários e alterações para facilitar a consulta dos passageiros. Isso tornaria o conteúdo mais útil para publicação ou divulgação.
Com informações da Semob-DF