Menu
Brasília

Palavra de Lula não põe fim à greve na UnB

Arquivo Geral

08/04/2010 21h23

A boa notícia enviada pelo presidente Lula não põe fim à greve da Universidade de Brasília. Apesar da ordem para o pagamento integral da URP – sem qualquer tipo de interpretação técnica sobre a liminar do Supremo Tribunal Federal (STF) – o Comando Unificado de Greve não cogita o fim da paralisação até que as palavras do presidente se transformem em ações efetivas. Novas assembleias na próxima terça-feira, 13 de abril, voltam a debater os rumos do movimento.

Leia mais sobre a reunião com representantes da Presidência

“Tivemos uma importante vitória. Mas a greve continua se fortalecendo até a concretização das palavras do presidente”, afirmou o professor Dioney Gomes, do Departamento de Letras. Um documento assinado pelo ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, garantindo o pagamento da URP conforme a liminar do STF é apontado como o possível passo rumo ao fim da greve que já dura 29 dias.

“Vamos debater o tema em assembleia, mas precisamos de alguma garantia palpável”, comentou Cosmo Balbino, coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores da Fundação UnB (Sintfub). O sindicalista lembra que já havia uma ordem de pagamento da URP integral expedida pela ministra do STF Cármen Lúcia. “Mesmo assim o MPOG quis interpretar o documento e não pagou. Vamos ver se agora eles reconhecem o erro e essa novela acaba”, completou Balbino.

Segundo Dioney Gomes, que acompanhou a reunião no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), os assessores da Presidência da República e da Casa Civil se comprometeram a publicar a decisão do presidente no site da Presidência. “Temos que buscar formas de assegurar que não fique só na promessa. A ordem de Lula foi clara: pagamento integral até o julgamento no STF”, contou o professor. Como de costume, a assessoria de imprensa do MPOG não quis se pronunciar sobre o assunto.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado