Menu
Brasília

Pacientes de Manaus já recebem cuidados no HUB

Com a crise na área da saúde pelo estado, pelo menos 235 pacientes com problemas respiratórios graves estão sendo distribuídos por outras regiões do Brasil. Ao todo, 15 já estão no Hospital Universitário

Marcus Eduardo Pereira

17/01/2021 9h23

Na madrugada deste domingo (17), o Hospital Universitário de Brasília (HUB) recebeu 15 pacientes vindos de Manaus (AM), para o tratamento da Covid-19.

Com a crise na área da saúde pelo estado, pelo menos 235 pacientes com problemas respiratórios graves estão sendo distribuídos por outras regiões do Brasil. Muitos sofrem com a falta de oxigênio nos hospitais, além da explosão de casos de coronavírus e do aumento nas internações de pacientes que contraíram a Covid-19.

A transferência faz parte de uma operação coordenada pelo Ministério da Saúde e pela Força Aérea Brasileira (FAB), e no DF, conta com a parceria do Ministério da Educação, por meio da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh/MEC), que disponibilizou 205 leitos, em nove hospitais universitários federais da rede. Ao todo, 47 pessoas já foram transferidas.

Além do HUB, outras unidades de saúde do DF, como o Hospital Brasília, estão recebendo pacientes de Manaus. No Brasil,o Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) e o Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA) já receberam pacientes.

“Estamos participando dessa ação humanitária que vai acolher o povo amazonense e esperamos contribuir para que a rede de serviços de Manaus tenha fôlego para voltar a exercer a função de cuidar das pessoas”, afirmou a superintendente do HUB, Elza Noronha. A crise em Manaus já desencadeou inúmeras mortes por asfixia e agora gera problemas no momento do sepultamento dos corpos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado