A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Distrito Federal (FICCO/DF), em colaboração com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do DF (GAECO/MPDFT), deflagrou nesta quinta-feira (18) a Operação Mosaico, com o objetivo de desarticular estruturas locais de controle de uma facção criminosa com atuação no Distrito Federal e em cidades do Entorno.
Ao todo, foram cumpridos 17 mandados de prisão temporária e 17 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 7ª Vara Criminal de Brasília. As investigações identificaram uma atuação coordenada de diversos integrantes responsáveis por manter uma estrutura organizada de comunicação e comando, voltada à difusão de alertas internos, estratégias e orientações da facção.
Segundo as apurações, o grupo também estaria envolvido em ações violentas contra facções rivais e dissidentes, campanhas de arrecadação de recursos, inserção de aparelhos celulares em unidades prisionais e financiamento para aquisição de armas e munições.
Mais de 100 agentes das forças de segurança que compõem a FICCO/DF participaram da operação. As diligências ocorreram simultaneamente nas regiões administrativas de Planaltina, Santa Maria, Taguatinga, Gama, Ceilândia, Estrutural, Paranoá e Samambaia, além dos municípios goianos de Águas Lindas de Goiás e Cidade Ocidental.
A operação contou com apoio aéreo da Divisão de Operações Aéreas da Polícia Civil do DF, além de equipes táticas e operacionais da PCDF, PMDF (BPChoque/PATAMO), Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) e Secretaria de Administração Penitenciária do DF (SEAP/DF).
A FICCO/DF é uma unidade de cooperação interinstitucional integrada pela Polícia Federal, Polícia Penal Federal, Polícia Penal do DF, Polícia Militar do DF e Polícia Civil do DF, com foco na atuação conjunta e estratégica para o enfrentamento ao crime organizado grave e violento no Distrito Federal.