Uma organização criminosa especializada em aplicar golpes em idosos na região do Lago Norte é alvo da Operação Shockwave, deflagrada na manhã desta quinta-feira (8) pela 9ª Delegacia de Polícia (Lago Norte).
Com o apoio da Polícia Civil de Goiás, os investigadores cumpriram cinco mandados de busca e apreensão em Goiânia, Jardins Mangueiral, Guará, Estrutural e Arapoanga, além de realizarem sete bloqueios de contas bancárias.
As investigações começaram após uma idosa de 71 anos, residente no Lago Norte, denunciar que havia sido vítima do golpe. Usando tecnologias para falsificar identificadores de chamadas, os criminosos imitaram o número de telefone real do banco e, explorando a confiança da vítima, se passaram pela central de segurança da instituição financeira. Eles induziram a idosa a acessar seu aplicativo bancário e instalar um programa de acesso remoto em seu celular.
Com isso, os golpistas conseguiram acessar o internet banking da vítima, realizando saques, transferências e empréstimos que ultrapassaram todos os limites disponíveis, causando um prejuízo de mais de R$ 207 mil.
A vítima tentou, sem sucesso, obter o reembolso dos valores pelo banco, pois havia concedido voluntariamente o acesso ao seu celular aos criminosos, sendo agora responsável pela dívida e pelos juros.
A investigação conseguiu identificar os líderes do esquema, além de terceiros que emprestaram suas contas bancárias para receber os valores desviados.
Com as provas obtidas durante as buscas, existe a possibilidade de descobrir outros golpes aplicados pela mesma quadrilha.
Os envolvidos foram indiciados por associação criminosa, fraude eletrônica e lavagem de dinheiro, crimes cujas penas, somadas, podem ultrapassar 15 anos de prisão.