Os técnicos da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) estão trabalhando em regime integral no aterro sanitário de Samambaia. O serviço é para escavar quatro novas bacias de contenção de chorume. Segundo a Novacap a previsão de entrega é de 60 dias.
A Secretaria de Governo passou a obra à responsabilidade da Novacap no último dia 14. Antes as escavações eram comandadas pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e a GAE.
Para entregar a obra no prazo as equipes estão fazendo revezamentos de equipes com cronograma ininterrupto de 24 horas.
Ao final da intervenção, 168 mil metros cúbicos de escavação estarão à disposição do aterro. A previsão é de que a obra custe R$ 1 milhão e tem o objetivo de conter o excesso de lixo líquido localizado no aterro de Samambaia esse ano, cerca de 50 milhões de litros, em razão do intenso volume de chuvas que atingem o Distrito Federal nesse início de ano.
As novas lagoas de contenção terão capacidade de armazenar, com segurança, cerca de 40 milhões de litros de chorume. Somado às outras oito lagoas, o volume ultrapassa 120 milhões de litros. A medida visa evitar a contaminação do Córrego Melchior, que passa próximo ao local, onde, no período da seca, o lixo será lançado após passar por tratamento.
Com informações da Agência Brasília