Menu
Brasília

No DF, alunos chegam para o segundo dia de Enem

Neste domingo (28), os alunos terão avaliados os conhecimentos nas disciplinas de matemática e de ciências da natureza, com 45 questões no total

Vítor Mendonça

28/11/2021 13h30

Foto: Vítor Mendonça/Jornal de Brasília

Os portões do segundo dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já fecharam. Neste domingo (28), os alunos terão avaliados os conhecimentos nas disciplinas de matemática e de ciências da natureza, com 45 questões no total. Os inscritos poderão sair dos locais de prova a partir das 15h30.

Na faculdade Unieuro, no fim da L4 Sul, não houve atrasados e os portões fecharam sem maiores correrias. Evelin Saraiva, de 17 anos, foi uma das participantes desta que é a segunda edição do Exame em 2021. Em comparação à prova que ocorreu em janeiro deste ano, ela se diz mais tranquila para realizar a avaliação, uma vez que a pandemia da covid-19 no Distrito Federal está controlada.

“Dessa vez está mais tranquilo. Da primeira vez a pandemia estava mais no auge”, destacou. Ela quer cursar psicologia, mas não decidiu para qual universidade irá – dependerá da viabilidade para ir morar em outro estado. Ela veio de Cristalina até o DF para fazer a prova.

“Tem que estar confiante. Hoje estou mais tranquila, mas semana passada estava mais nervosa”, disse. “Desejo uma boa sorte a todos, para que se saiam bem. Mas temos que lembrar que a nota que sair não representa o nível de inteligência das pessoas. Cada um tem a sua e é única”, disse.

O Enem 2021 é a segunda edição da prova que acontece após a paralisação das aulas presenciais nas escolas. Como estudante da rede pública de ensino, Evelin considera que perdeu muito conteúdo por um período considerável. “Como fiquei sem ir à escola por um tempo, arranjei um emprego e fiquei mais distraída. No on-line foi bem mais difícil”, relatou. Ela estuda em Marajó, região do município de Cristalina, no Entorno.

Para Lucca Cajueira, 17, neste ano, a primeira prova foi mais complicada que os anos anteriores, exigindo ainda mais atenção nos enunciados das questões que tinham textos mais extensos. “Não cheguei a checar [os gabaritos não oficiais], mas estou confiante. Mas estou bem mais confiante hoje – me dou melhor com exatas”, afirmou o estudante.

Ele quer cursar medicina e entende que cada questão conta para o somatório geral da nota que precisa para alcançar o curso sonhado. O objetivo é ser aprovado ou na Universidade de Brasília (UnB) ou na Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs), mas os estudos remotos também atrapalharam o desenvolvimento do aprendizado dele.

“Consegui me virar na pandemia, consegui estudar bastante, mas acho que nesse ano não consegui ir tão bem nos estudos”, afirmou. Apesar disso, disse estar “tranquilo” para este ano. “Mas o foco muda muito em casa. Você acaba ficando mais disperso. [Meus colegas] acho que estão piores que eu”, acrescentou. “Mas eu desejo uma boa prova com calma e confiança, que tudo vai dar certo.”

Na opinião do jovem, os protocolos sanitários para o combate à disseminação da covid-19 estão todos corretos em relação às máscaras, álcool, entre outros.

Na UDF, centro universitário na Asa Sul, a baixa quantidade de participantes surpreendeu. Foram apenas 35 candidatos a participarem no local, conforme afirmado ao Jornal de Brasília no início da tarde deste domingo (28). Um deles é Pedro Henrique Almeida, 19, que, apesar de ainda não ter escolhido o curso que fará, está confiante nas provas que fez na semana passada e que está fazendo hoje.

Foto: Vítor Mendonça/Jornal de Brasília

“Penso em fazer fisioterapia e, para mim, foi legal encontrar a faculdade mais vazia. Dá mais segurança, com certeza [em relação às medidas protetivas contra a pandemia da covid-19]”, afirmou. Na sala do participante, que faz o Enem pela primeira vez, havia apenas de 10 a 15 pessoas nas cadeiras da sala apenas, segundo ele.

No horário de saída às 15h30 não será permitido aos participantes do Enem que levem o caderno de questões da prova consigo, mas após às 18h, é permitido. O limite máximo permitido para responder toda a prova será 18h30. Os candidatos que não entregarem até este último horário perderão a chance de correção e serão eliminados. O gabarito oficial das duas provas será divulgado pelo Enem no dia 1º de dezembro.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado