A falta de segurança é a principal reclamação dos operários da construção civil. Neste ano, 12 operários morreram durante o trabalho, segundo dados do Sindicato dos Trabalhadores da Contrução Civil. As principais causas são: soterramento, queda e choque elétrico.
Quedas e soterramentos correspondem de 80% a 90% da incidência de acidentes. Cerca de 70 auditores-fiscais do trabalho visitam obras e apenas 19 atuam na prevenção de acidentes. Entre janeiro de maio, 819 ações fiscais foram realizadas.
O último acidente que aconteceu, na manhã desta quinta-feira (21), na obra do Instituto da Criança e do Adolescente (ICA) do HUB deixou três mortos. O descaso com os funcionários foi comprovado pela Delegacia Regional do Trabalho. “Ontem o sindicato e a Delegacia do Trabalho estiveram na obra e constataram a falta de segurança. Os operários não tinham condições de trabalhar e a delegacia notificou o engenheiro”, conta o primeiro secretário do Sindicato dos Trabalhadores da Contrução Civil.