Menu
Brasília

Neoenergia recupera 44 milhões de kWh furtados

Os 44 milhões de kWh recuperados são suficientes para abastecer mais de 3 milhões de habitantes durante três dias, assegura a companhia

Redação Jornal de Brasília

02/08/2021 9h07

A Neoenergia Distribuição Brasília anunciou nesta segunda-feira (2) que chegou a um recorde. No primeiro semestre de 2021, a companhia recuperou 44 milhões de kilowatts/hora (kWh) de energia elétrica.

Segundo a Neoenergia, o valor foi recuperado após ações de prevenção e combate aos desvios de energia, como regularização de clientes clandestinos, fiscalização e substituição de medidores e o uso de tecnologia para evitar fraudes. Os 44 milhões de kWh recuperados são suficientes para abastecer mais de 3 milhões de habitantes durante três dias, assegura a empresa.

O volume de energia recuperada apenas nas inspeções, foi de mais de 37 GWh. “Considerando o período, temos uma marca histórica de recuperação de energia em Brasília. O montante recorde é resultado de ações de inteligência, associadas a operações estratégicas de campo e com a colaboração de todas as áreas da empresa. Nossa intenção é aumentar ainda mais o ritmo de inspeções nos próximos meses e reforçar a ideia de que o furto de energia não compensa. As empresas devem procurar a Neoenergia para regularizar seus débitos e adequar as ligações de suas unidades”, comenta Gustavo Alvares, diretor-superintendente de Relacionamento com o Cliente da Neoenergia Brasília.

A concessionária realizou, de janeiro a julho, quase 20 mil inspeções. Além disso, foram substituídos 4,4 mil medidores obsoletos ou com defeito. Com aparelhos mais modernos e inteligência no cruzamento de dados, a concessionária reforça o controle, evitando desvios.

Na distribuidora foram regularizados mais de 13 mil clientes clandestinos, aqueles que não têm medidores de energia instalados e, portanto, estão irregulares. Os clientes que se encontram irregulares podem fazer a solicitação de regularização diretamente à concessionária, preenchendo o formulário online disponibilizado pela concessionária (bit.ly/energiaregular). Instalações regulares são mais seguras e garantem um fornecimento de energia mais confiável para todos.

Denúncia

Os desvios de energia prejudicam todos os clientes, já que promovem modificações inapropriadas na rede, trazendo riscos à vida, e parte do valor da energia furtada acaba sendo pago entre todos os consumidores. Por isso, a Neoenergia Brasília reforça a importância de denunciar fraudes. As denúncias são feitas na central de teleatendimento da distribuidora, por meio do telefone gratuito 116.

A Neoenergia Brasília reforça que o furto de energia é crime sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Além de acarretar prejuízos à população, a prática representa riscos de acidentes graves. Em caso de denúncias, os clientes podem entrar em contato com a concessionária. Com informações da Neoenergia Distribuição Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado