Menu
Brasília

Muros e guaritas em pauta: Seduh promove 1º Seminário de Direito Urbanístico

Secretário Mateus Oliveira afirma ao Jornal de Brasília que evento antecede cinco audiências públicas sobre o tema

Willian Matos

31/05/2019 12h39

muros e guaritas

Foto: Reprodução

Willian Matos
[email protected]

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) organiza e promove o 1º Seminário de Direito Urbanístico: Loteamento de Acesso Controlado e Condomínio de Lotes — Muros e Guaritas. O evento acontece na próxima terça-feira (4) e tem como objetivo disseminar informação sobre o controle de acessos em condomínios do DF, bem como revisar o Decreto de Muros e Guaritas junto à população.

O seminário é voltado para síndicos e moradores de condomínio, mas não há restrição e todos os interessados podem participar. A conversa acontece de 8h30 às 17h30, no Museu Nacional da República. Serão quatro painéis de 45 minutos cada, sendo dois pela manhã e dois à tarde, com 30 minutos de debate cada um. Não há necessidade de inscrição prévia — o credenciamento será feito no local.

O secretário de desenvolvimento urbano e habitação, Mateus Oliveira, falou ao Jornal de Brasília sobre o seminário. “O evento tem por objetivo esclarecer e informar os aspectos jurídicos acerca do tema. É preparatório para uma série de cinco audiências públicas que acontecerão futuramente”, afirmou Mateus.

A Seduh convidou palestrantes de São Paulo e do Distrito Federal. Entre eles, estão o consultor legislativo do Senado Federal, Carlos Eduardo Elias de Oliveira, e os advogados Beatriz Zancaner Costa e Mauro Faustino, do escritório Zancaner, Salla e Faustino. O subsecretário de Parcelamentos e Regularização Fundiária, Marcelo Vaz, falou sobre os convidados: “Profundos conhecedores da área e de temas correlatos à matéria, para que seja possível fazer um debate de alto nível em relação às dúvidas da população”, destacou.

Decreto de Muros e Guaritas

Popularmente chamado de Decreto 39.330, de 12 de setembro de 2018, o Decreto de Muros e Guaritas permite que moradores de condomínios construam muros, guaritas cercas e afins no loteamento. O objetivo da Seduh é revisar a norma, ouvindo a comunidade para isso. O prazo de adequação foi estendido para 17 de setembro.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado