Menu
Brasília

MPDFT reforça pedido por mais vacinas para o DF

No documento dirigido ao secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Correia de Medeiros, o Ministério Público justifica o pedido em razão das doses aplicadas em pessoas que residem fora do DF

Redação Jornal de Brasília

23/04/2021 12h39

Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

Na quinta-feira (22), a força-tarefa do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) que fiscaliza as ações de combate à pandemia de Covid-19 enviou ofício ao Ministério da Saúde sobre mais vacinas para o DF. O documento tem como objetivo reforçar um pedido já feito pela Secretaria de Saúde (SES-DF) de mais doses do imunizante, no menor tempo possível.

No documento dirigido ao secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Correia de Medeiros, o Ministério Público justifica o pedido em razão das doses aplicadas em pessoas que residem fora do DF. De acordo com dados da SES-DF, mais de 38 mil unidades de primeiras doses do imunizante, destinadas ao DF, foram aplicadas em moradores de outros estados.

O MPDFT também registra que, comparando a estimativa prevista para imunização dos grupos prioritários do DF ao número de doses efetivamente aplicadas na população local, é notório o déficit de doses da vacina. No final de março, a força-tarefa já havia enviado ofício ao Ministério da Saúde em defesa de mais vacinas para suprir a demanda criada por pacientes de outras unidades da Federação.

Com esse novo pedido, o MPDFT tem como objetivo garantir a imunização ao maior número de pessoas possível, atendendo a demanda ocasionada pela procura de residentes tanto na capital federal como no entorno, em conformidade com o princípio da universalidade do Sistema único de Saúde.

“Entendemos que deve haver sensibilidade por parte do Ministério da Saúde para que dispense ao Distrito Federal um número maior de doses, que garanta a qualidade do atendimento a todos os que procurem a rede local de saúde e que possibilite o avanço da vacinação no DF para mais faixas etárias”, defende o coordenador da força-tarefa, procurador de Justiça José Eduardo Sabo.

Com informações do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado