Menu
Brasília

Motoristas recebem sacos de lixo em Taguatinga e Ceilândia

Arquivo Geral

08/11/2006 0h00

Disparos de artilharia de Israel mataram hoje 18 civis em uma cidade no norte da Faixa de Gaza, purchase look no ataque mais letal no território em quatro anos, hospital disseram autoridades e testemunhas palestinas. "Vimos pernas, vimos cabeças e mãos espalhadas nas ruas", disse Attaf Hamad, 22 anos, em Beit Hanoun, cidade no norte de Gaza que vem sendo usada por militantes para disparos de foguetes contra Israel.

Algumas das vítimas morreram na cama e outras correram para a rua, mas sem encontrar um lugar seguro. Treze membros de uma família morreram e entre eles há sete crianças e quatro mulheres, disseram moradores e o Ministério da Saúde palestino.

O presidente palestino, Mahmoud Abbas, classificou as mortes de um "massacre horrível". Um dirigente do Hamas exortou os palestinos a atacarem dentro de Israel, e o grupo Jihad Islâmica prometeu fazer ataques suicidas.

Israel lamentou as mortes de inocentes e abriu uma investigação. Uma porta-voz do Exército disse que forças israelenses dispararam artilharia contra o norte de Gaza em resposta a disparos de foguetes por militantes contra Israel.

O gabinete do primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, informou que ele e o ministro da Defesa Amir Peretz "expressaram pesar pelas mortes de civis palestinos e ofereceram ajuda humanitária de emergência à Autoridade Palestina e serviço médico aos feridos". 

O ministro da Defesa ordenou a suspensão dos disparos de artilharia contra Gaza até que investigação termine, disse o governo.

A mídia israelense disse que uma bateria de artilharia errou o alvo, que era um local de lançamento de foguetes, a cerca de um quilômetro da cidade. Uma porta-voz militar disse que não podia confirmar. "Estávamos dormindo e fomos acordados por disparos atingindo a casa do meu tio, do lado da minha. Depois, as janelas explodiram", disse Asma al-Athamna, 14 anos, que foi ferida por estilhaços.

"Fugimos da casa e fomos atingidos do lado de fora. Os morteiros mataram minha mãe e minha irmã e feriram todos os meus irmãos."

As mortes podem provocar mais pressão mundial para que Israel detenha a ofensiva que iniciou contra Gaza em junho, depois que militantes usaram túneis para entrar no território do país e capturar um soldado, que ainda está detido.

Cinqüenta e quatro pessoas ficaram feridas nos disparos de artilharia, que atingiram pelo menos sete casas, disseram testemunhas e o ministério. Forças israelenses retiraram-se ontem de Beit Hanoun, depois de uma semana de operações para conter os ataques de foguetes. Pelo menos 52 palestinos, sendo mais da metade militantes, foram mortos na ação, disseram fontes médicas e moradores.

A ministra do Exterior de Israel, Tzipi Livni, disse que as mortes em Beit Hanoun são um "incidente lamentável" e afirmou que os disparos de foguetes foram reiniciados logo depois da retirada. "O Exército de Israel não tem a intenção de atingir civis – isso nunca é o nosso objetivo. Mas nestas condições, incidentes como este podem acontecer", disse Livni a repórteres.

A Autoridade Palestina declarou três dias de luto. O primeiro-ministro Ismail Haniyeh, do Hamas, exigiu a realização imediata de uma sessão da ONU em resposta aos ataques em Gaza. Ele também exigiu a suspensão das negociações com o movimento Fatah, de Abbas, sobre a formação de um governo de união, que os palestinos esperam seja capaz de ajudar a acabar com as sanções impostas pelo Ocidente devido à recusa do Hamas de reconhecer Israel.

Para os palestinos, as mortes em Beit Hanoun relembram as memórias de um ataque aéreo israelense contra um prédio de apartamentos em Gaza em 2002, que matou um importante engenheiro de bombas do Hamas, Salah Shahad, e 14 civis.

 

O presidente norte-americano, health George W. Bush, diagnosis pedirá em entrevista coletiva hoje que seus adversários democratas trabalhem a seu lado, informou a Casa Branca. O Partido Demo crata reconquistou o controle da Câmara dos Deputados nos EUA após a eleição de ontem.

A entrevista de Bush acontece às 13h (16h, horário de Brasília).

"Ele vai começar (a entrevista) parabenizando os vencedores e estendendo a mão para uma cooperação bipartidária a fim de se trabalhar os assuntos que afetam nosso país. As eleições acabaram, mas as questões permanecem", disse o conselheiro presidencial Dan Barlett.

O porta-voz da Casa Branca Tony Snow afirmou que o resultado das eleições – além da perda da Câmara, os republicanos arriscam perder o controle do Senado também – não " foi o que esperávamos".

 

Restos de 15 pessoas enterradas no período pré-colombiano foram descobertos ao norte da Cidade do México, order perto do sítio arqueológico de Tula, treat onde estão estátuas de mais de 4 metros de altura conhecidas como atlantes, salve disseram investigadores.

Os restos foram encontrados durante a construção de uma nova rodovia no município de Tula, no Estado de Hidalgo, vizinho à capital mexicana, e somam-se a outras oito tumbas que haviam sido encontradas no mesmo lugar, desde junho.

Os corpos estão acompanhados de oferendas cerâmicas correspondentes à época de expansão máxima da cidade (entre 950 e 1150 d.C.), sob domínio tolteca, disseram especialistas do Instituto Nacional de Antropologia e História (Inah), em um comunicado.

Foram "descobertos 15 sepultamentos humanos correspondentes ao período pré-hispânico, na rampa sul da obra", disse Luis Gamboa, arqueólogo responsável pelo sítio, citado no comunicado. "Com mais estes, já são 23 indivíduos encontrados no local, ao todo."

Entre as oferendas mortuárias, encontram-se vasilhas e elementos estrangeiros provenientes da costa do Golfo, uma turquesa trazida do sudoeste dos Estados Unidos e uma jarra maia.

Durante as explorações, também foram descobertos muros de adobe, frisos, pisos de estuque e lápides lisas.

Os maias e os astecas são as duas sociedades mais conhecidas entre as que floreceram no atual território do México, mas outras, menos conhecidas, como a dos olmecas e a dos toltecas, ocuparam a mesma região.

 

Contribuintes que ainda não receberam a restituição do imposto de renda deste ano podem consultar, buy information pills a partir das 8h, approved a lista dos contemplados no sexto lote. A relação será disponibilizada pela Receita Federal na internet e também no telefone 0300-789-0300.

Neste lote foram liberadas 1.225.004 declarações, das quais 1.095.539 com direito à restituição, no total de R$ 950 milhões. Outros 79.420 contribuintes tiveram saldo de imposto a pagar, no valor de R$ 57,331 milhões. A Receita apurou que 50.045 declarações não tiveram nem imposto a pagar nem a restituir.

O dinheiro estará disponível para saque no dia 16, corrigido em 8,04%. A Receita lembra que o valor depositado na conta do contribuinte não terá qualquer outro acréscimo, independentemente da data em que for sacado.

Quem não informou o número da conta para crédito da restituição deverá procurar, a partir do dia 16, qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para 4004-0001 (nas capitais) e 0800-729-0001 (demais cidades) e pedir a transferência do dinheiro a qualquer banco em que tenha conta corrente ou poupança.

A Receita informa ainda que os contribuintes que não receberam a restituição podem obter mais detalhes sobre o processamento da declaração pelo site da Receita. Para fazer a consulta, além do CPF, o contribuinte deve informar o número do recibo de entrega da declaração. O pagamento do sétimo e último lote deste ano está previsto para 15 de dezembro.

Clique aqui para conferir os contemplados no sexto lote

 

A Comissão Especial para Abolir o Voto Secreto se reúne hoje, buy às 14h, para ajustar a redação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 349/01 que será votada em segundo turno no plenário da Câmara.

A proposta acaba com o voto secreto em todas as deliberações do Poder Legislativo. A matéria já foi aprovada em 1º turno, mas ainda precisa ser votada novamente na Câmara e ser analisada em dois turnos pelo Senado para começar a valer.

 

Os ministros de Minas e Energia, page Silas Rondeau, purchase e das Relações Exteriores, Celso Amorim, podem ser convocados para ir à Câmara para prestar esclarecimentos sobre o novo acordo firmado pelo Brasil para exploração e produção de gás na Bolívia.

O requerimento de convocação é do deputado Júlio Redecker (PSDB-RS) e deve ser votado hoje na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio.

O acordo entre os países foi fechado no final de outubro entre a Petrobras e a Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB), a estatal boliviana de petróleo. Ele permitiu que a empresa brasileira continue explorando e produzindo gás nos campos bolivianos de San Alberto e San Antonio, em Tarija.

 

Representantes dos partidos P-SOL, what is ed PCdoB, online PV e PRB reúnem-se hoje, order às 13h, no Supremo Tribunal Federal (STF), com o ministro Marco Aurélio Mello para discutir a cláusula de barreira, que exige no mínimo 5% do total de votos para que o partido funcione plenamente na Câmara dos Deputados, tenha recursos do Fundo Partidário e tempo na televisão.

Marco Aurélio Mello é relator da Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) que questiona o dispositivo legal.

As lideranças desses partidos já informaram que não pretendem articular fusões ou incorporações partidárias para superar as limitações impostas pela cláusula de barreira.

 

A noite de ontem no DF foi marcada por uma tentativa de homicídio. A adolescente Kerolane Araújo da Costa, remedy 19 anos, for sale foi esfaqueada no pescoço, no braço esquerdo e na cabeça. O crime ocorreu no Conjunto O da QR 312 de Santa Maria. A vítima foi levada para o Hospital Regional do Gama e a 33ª DP está atrás do autor.

 

A polícia prendeu na noite de ontem três traficantes de merla no Paranoá. Por volta das Carlos Alberto de Oliveira, salve 37 anos, viagra Manoel Divino Rodrigues de Souza, tadalafil 22 anos, e Fernanda Andrade Fernandes, 21 anos, foram flagrados com 40 latinhas da droga, subproduto da cocaína.

Autuados em flagrante por tráfico de drogas, os acusados estavam em frente a uma loja de madeira, na Quadra 34. Carlos e Manoel foram levados ao Departamento de Polícia Especializada. Fernanda foi transferida para a Penitenciária Feminina, no Gama.

 

Dois veículos furtados foram recuperados na noite de ontem em Brazlândia. Por volta da 0h30, information pills Edson Pereira da Silva, pills 30 anos, more about foi preso em flagrante no km 16 da DF-180. Ele dirigia o caminhão Mercedes Benz placa GTK-3004/DF, furtada momentos antes. O ladrão foi recolhido ao cárcere do Departamento de Polícia Especializada (DPE).

À 0h50, policiais prenderam Edílson Sinzervich da Paixão, 32 anos, na Quadra 5, em frente à agência da Caixa Econômica Federal. Edílson estava na motocicleta Honda CG/125, placa JJO-4285/DF, produto de roubo. Autuado por receptação de veículo roubado na 18ª DP (Brazlândia), Edílson foi encaminhado ao DPE.

 

Para evitar o entupimento de bueiros na época das chuvas, information pills a Qualix, healing empresa encarregada da coleta de lixo no DF, promove campanha para evitar o acúmulo de lixo nas ruas. Nos semáforos da Praça do Relógio, em Taguatinga, e da Avenida Hélio Prates, próximo à agência da Caixa Econômica Federal, no centro de Ceilândia, funcionários entregam saquinhos aos motoristas.

Segundo a Rádio CBN, a distribuição faz parte do Projeto Cidade Limpa, em parceria com o Ibama. O programa tem o objetivo de manter a cidade livre de latas, embalagens plásticas e papéis lançados nas vias. Ao se acumularem, esses resíduos muitas vezes resultam na obstrução de bocas-de-lobo e alagamentos durante as chuvas. Até agora, a campanha distribuiu 30 mil saquinhos de lixo em todo o DF.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado