Carros, motos e celulares apreendidos em operações policiais no combate ao tráfico de drogas no Distrito Federal estão a venda pela metade do valor de mercado. Interessados têm até o dia 15 de julho para fazer os lances por meio de leilão virtual gerido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Quem adquirir o bem estará isento de multas e eventuais encargos anteriores à compra. Alto falantes, amplificadores e sucatas também serão leiloados. O valor arrecadado nas vendas é destinado às forças policiais que apreenderam o patrimônio e ao Fundo Nacional Antidrogas (Funad), que financia projetos e ações de prevenção e de combate ao tráfico de ilícitos.
Um dos projetos em andamento na capital federal é o Centro de Desenvolvimento de Cães Farejadores. Com investimento de R$ 4 milhões provenientes do Funad, o centro será instalado na sede da Polícia Rodoviária Federal.
Desde outubro de 2019, a Senad já arrecadou aproximadamente R$ 16 milhões em 38 leilões realizados pelo país.Nos próximos seis meses, além de veículos, serão leiloados imóveis urbanos e rurais, eletrônicos e jóias em todo o país.
Legislação – A venda de ativos apreendidos em operações policiais ganhou força, após a sanção da Lei 13.886/2019. Desde então, a Senad tem contratado leiloeiros em todo o país para viabilizar a venda por meio de leilões e, consequentemente, diminuir os gastos com aluguel de pátios para o armazenamento dos ativos.
Saiba mais sobre os leilões do patrimônio apreendido do tráfico no site do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Ministério da Justiça organiza primeiro leilão de patrimônio apreendido do tráfico
Quem adquirir o bem estará isento de multas e eventuais encargos anteriores à compra