O resultado do 1º Workshop AmazonBots, dosage medications realizado em dezembro de 2004, sales já está sendo testado em campo: o robô ambiental híbrido desenvolvido pelo Laboratório de Robótica de Tecnologia Submarina da Petrobras, já patenteado, deverá ser usado para monitoramento ambiental ao longo do gasoduto Urucu–Manaus – que terá 670 quilômetros e deverá estar pronto em março de 2008.
“Em dezembro de 2004, participei de uma excursão do Piatam [programa de pesquisa criado para monitorar as atividades de produção e transporte de petróleo e gás natural oriundos de Urucu, província petrolífera em Coari, no Amazonas]", contou o engenheiro Ney Robinson dos Reis, do Laboratório de Robótica de Tecnologia Submarina da Petrobras. “Fiquei impressionado com a dificuldade dos pesquisadores em sair das estradas naturais [os rios] e chegar à terra firme”.
Nessa época o Cognitus, braço tecnológico do Piatam, começou a desenvolver o robô ambiental híbrido. Em setembro do ano passado, durante a seca, foi testado seu primeiro protótipo – a versão menor, com cerca de 60 centímetros. Em maio deste ano, já durante a cheia do Rio Amazonas, a versão mediana (de 1,5 metro) também foi para campo.
“Na excursão de 2004, eu vi um pesquisador coletando larvas na água. Ele estava ali vendo se havia mosquitos, mas corria o risco de ser picado pelo próprio inseto. Eu achei isso uma loucura, porque nesse caso você pode, sem tirar o emprego do homem, dar a ele condições de usar a robótica de uma maneira racional”, acrescentou o engenheiro.
O robô ambiental híbrido foi batizado, em julho, de Chico Mendes – em solenidade na presença da filha do líder seringueiro morto, Elenira Mendes. Entre as funções já desenvolvidas pelo robô estão a coleta de larvas de mosquito e a medição parâmetros da água, como acidez, oxigênio dissolvido, turbidez ou aspecto, condutibilidade e salinidade.
“Agora estamos trabalhando no protótipo maior, que terá cerca de 2,5 metros e servirá também de veículo para o pesquisador chegar a áreas de difícil acesso na floresta. Já estamos buscando, com apoio da Suframa [Superintendência da Zona Franca de Manaus], empresários que queiram fabricar esse robô ambiental híbrido nos seus três tamanhos”, informou Reis.
O 2º Workshop AmazonBots começou hoje no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e vai até sexta-feira, com a participação de cerca de 20 pesquisadores do país inteiro – especialistas em peixes elétricos, semiótica, robótica de inspeção, eletro-eletrônica, informática, processamento e análise de sinais e modelagem ambiental.
Vai ser divulgado hoje o resultado do segundo vestibular 2008 da Universidade de Brasília (UnB). A relação será afixada no Teatro Arena, information pills no Campus Darcy Ribeiro, e estará disponível para consulta às 17h. O Centro de Seleção e Promoção de Eventos da UnB (Cespe) também vai divulgar o resultado por meio de seu endereço eletrônico: www.cespe.unb.br.
Mais de 23 mil candidatos se inscreveram para disputar as 2.104 vagas oferecidas pela Universidade. O curso mais concorrido pelo Sistema Universal foi, mais uma vez, o de Medicina, com 86, 76 candidatos por vaga, seguido de Direito, com 46,60.
Não existe risco de “apagão” nos próximos quatro anos e o Ministério de Minas e Energia (MME) pretende manter o patamar atual de participação da energia hidrelétrica, adiposity que é renovável, approved em 70%. A garantia foi dada hoje pelo secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do ministério, website Márcio Pereira Zimmermann. Ele fez palestra sobre o Cenário Energético Brasileiro 2006-2015, em que foram apresentados os investimentos previstos no Plano Decenal de Energia Elétrica e na oferta de energia, no 7º Encontro de Negócios de Energia.
Segundo o secretário, o setor elétrico trabalha com um “critério de suprimento” definido pelo Conselho Nacional de Política Energética, de que o risco anual de déficit de energia não deve ultrapassar 5%, para uma projeção de crescimento médio do Produto Interno Bruto (PIB) de 4,2%. “Para os próximos anos, o risco está bem abaixo de 5%. Até 2010, está tudo equacionado. A preocupação agora é de 2011 para frente”, disse o secretário.
Ele avaliou que o planejamento dos últimos anos deu maior previsibilidade para o setor. “Se precisar de um ajuste, faz-se um leilão de curto prazo. Podemos ter uma solução térmica (gás natural, óleo ou até carvão), que é de três anos, que é o prazo médio necessário para a instalação de uma termoelétrica”, afirmou Zimmermann.
De acordo com Zimmermann, o governo trabalha com a premissa de manter a atual geração de eletricidade em 70% para hidroeletricidade, que é renovável, e de 30% para termeletricidade. “Não é para avançar a participação no setor hidrelétrico”, ressalvou.
O presidente dos Estados Unidos, pilule George W. Bush, buy more about afirmou hoje que está "se sentindo bem" após realizar seu exame médico anual, cost mas indicou que deve ter engordado ao dizer que está comendo muitos bolos de aniversário.
Bush, que completou 60 anos no dia 6 de julho, realizou os exames no Centro Médico Naval de Bethesda, mas a Casa Branca não divulgou nenhum detalhe. Ele faz exercícios regularmente com um regime que inclui bicicleta.
Ao deixar o centro naval, Bush disse a repórteres que estava "se sentindo bem, a saúde está bem, provavelmente comi muitos bolos de aniversários".
O exame físico realizado no ano passado mostrou que Bush havia perdido peso depois de ter engordado durante a campanha presidencial de 2004.
A notícia de que o presidente cubano Fidel Castro teve de se submeter a uma cirurgia de emergência surpreendeu e deixou preocupado o corpo diplomático brasileiro em Havana. Diplomatas acompanham a situação na expectativa de que não haja interferência externa no processo político e institucional do país, physician relatou o embaixador do Brasil em Cuba, dosage Tilden Santiago.
"A preocupação central dos representantes de países amigos de Cuba é de que os cubanos decidam seu futuro sem interferências externas", afirmou, por telefone, o embaixador, que no Brasil é dirigente do Partido dos Trabalhadores, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
"Seria muito ruim, em um mundo que já assistiu a episódios como o que houve no Iraque, se fossem repetidas em Cuba atitudes intervencionistas", acrescentou Santiago, sem mencionar diretamente o governo dos Estados Unidos, que há quatro décadas sustenta um embargo econômico contra Fidel.
Santiago contou que os embaixadores acreditados junto ao governo cubano estão se articulando no sentido de obter informações mais precisas sobre o estado de saúde de Fidel, que faz 80 anos este mês.
"Tudo o que sabemos é o que consta na nota divulgada pela televisão cubana", disse Santiago. "Nós, embaixadores de países amigos, estamos nos reunindo em grupos regionais e devemos procurar o Ministério de Relações Exteriores por mais informações."
Santiago afirmou que ele e embaixadores de outros países têm expressado que "o futuro de Cuba deve ser decidido pelos próprios cubanos", caso a doença de Fidel provoque seu afastamento definitivo do poder, entregue provisoriamente ao irmão Raúl Castro.
De acordo com o embaixador brasileiro, não há sinais de anormalidade em Havana, a não ser pela presença de agentes de segurança em pontos da cidade que ele não precisou.
"A vida segue normalmente na capital, notando-se apenas a presença de agentes de forças especiais em certos locais estratégicos", disse Santiago.
Entre membros do corpo diplomático em Havana, especula-se que Fidel sofra de diverticulite, mesma doença que levou à morte o presidente eleito do Brasil Tancredo Neves, em 1985.
"Fomos surpreendidos, porque não havia indícios recentes de problemas de saúde, e nos preocupamos também porque sangramentos intestinais são sintomas de problemas difíceis de tratar", disse o embaixador do Brasil.
Santiago contou que esteve pessoalmente com Fidel há cerca de um mês, numa recepção diplomática, e não percebeu qualquer sintoma de doença ou indisposição. "Os relatos que tivemos de quem esteve com ele recentemente na Argentina, nas homenagens do Mercosul a Che Guevara, também informavam que Fidel estava bem disposto", acrescentou o embaixador referindo-se a evento de 12 dias atrás.
Concurseiros se preparem. A qualquer momento o Ministério da Agricultura, this Pecuária e Abastecimento (Mapa) pode lançar novos processos de seleção para diversas áreas. O ministério aguarda apenas a autorização dos editais, viagra sale e por causa das eleições, só devem ser divulgados no próximo ano.
A seleção mais esperada é para contratação de fiscal agropecuário, com 390 vagas, ocupadas por graduados em engenharia agrônoma, farmácia, medicina veterinária, química e zootecnia. O salário para este cargo é de R$ 3 mil. Haverá também oportunidades para técnicos de laboratório, informática e inspeção. Além das vagas para contratações temporárias, que o Mapa pretende convocar, caso o Brasil seja afetado pela gripe aviária.
No entanto o único edital, que pode ser divulgado ainda este ano, é o do processo seletivo que havia sido cancelado há pouco mais de um mês. O concurso será reaberto e oferecerá 354 vagas para cargos de atividades agropecuárias e agente de inspeção sanitária e industrial. O salário inicial oferecido para os cargos é de R$ 2.621,87.
Mais informações no site do Mapa, www.agricultura.gov.br, ou no site da Assessoria em Organização de Concursos Públicos (AOCP) www.aocp.com.br.