Menu
Brasília

Mestrado na UnB forma servidores do DF para atuar em projetos estratégicos

Programa busca formar líderes técnicos para ampliar soluções digitais e fortalecer a gestão pública no DF

Redação Jornal de Brasília

22/08/2025 17h46

Foto: Divulgação/Seec-DF

Foto: Divulgação/Seec-DF

Dez servidores efetivos da Secretaria de Economia do Distrito Federal iniciaram, nesta sexta-feira (22), o curso de mestrado profissional em Computação Aplicada (PPCA) na Universidade de Brasília (UnB). O objetivo é formar uma equipe de líderes técnicos e inovadores para atuar em projetos estratégicos na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Governo do Distrito Federal (GDF).

A iniciativa nasceu a partir de uma sugestão da Procuradoria-Geral do DF (PGDF), que provocou a Secretaria Executiva de Gestão da Estratégia (SGE) a criar mecanismos de capacitação e aperfeiçoamento. “Queremos aprimorar a gestão pública com base em dados, automação, inteligência artificial e soluções digitais. Os servidores-alunos vão aplicar a pesquisa acadêmica em problemas reais, gerando impacto direto na eficiência, eficácia e efetividade das políticas públicas”, explicou o secretário-executivo da SGE, Otávio Veríssimo.

O curso foi viabilizado por meio de contrato firmado com a Fundação Universidade de Brasília (FUB), com a interveniência da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec). A seleção dos participantes envolveu todas as secretarias-executivas da pasta, que indicaram nomes para o processo.

Segundo o secretário de Economia, Daniel Izaias de Carvalho, a aposta na formação acadêmica dos servidores tem efeito direto nos serviços públicos. “Quando o governo investe na formação de servidores, fortalece a capacidade técnica da equipe e há melhorias na prestação dos serviços. Nesse caso, o retorno será imediato, com soluções digitais mais eficientes para o cidadão”, afirmou.

Processo seletivo e linhas de pesquisa

Na primeira etapa, 40 servidores foram pré-selecionados e passaram por análise de pré-projeto, entrevista, currículo Lattes e histórico escolar. O mestrado contempla três linhas estratégicas de pesquisa: Ciência de Dados, Engenharia de Software e Gestão de Riscos.

Os resultados esperados incluem o desenvolvimento de soluções inovadoras para serviços digitais do GDF, como a aplicação de inteligência artificial no Portal da Receita, a criação de novos sistemas de gestão orçamentária e de pessoal e o aprimoramento de plataformas estratégicas de governo eletrônico.

Fortalecimento institucional

Com o programa, a Secretaria Executiva de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic-DF) – responsável por prover soluções de TI e automação de processos para todo o GDF – também será beneficiada. A expectativa é que os servidores formados possam disseminar competências críticas em dados, riscos e engenharia de software dentro da estrutura da Seec.

O mestrado profissional, com duração de 24 meses e carga horária de 360 horas, está alinhado ao Mapa Estratégico do Distrito Federal 2023-2026, que prioriza o uso de tecnologia a serviço do cidadão e a política de capacitação contínua de servidores públicos.

Com informações da Secretaria de Economia

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado