Menu
Brasília

Melhorando o setor de eventos e a vida de ambulantes e moradores de rua

Cursos te?cnicos serão ofertados com o objetivo de melhorar a qualidade do servic?o prestado em eventos e oportunizar populac?a?o vulnera?vel de Brasi?lia

Mayra Dias

11/05/2022 18h37

Foto: Reprodução/TV

“É a realização de um sonho. A única forma de diminuir o abismo social existente no Setor Comercial Sul é através da reinserção de quem se encontra mais vulnerável”, afirma Felipe Velloso, coordenador geral da plataforma Setor de Capacitac?a?o Social, iniciativa do Instituto Social e Cultural No Setor, e voltada para a profissionalizac?a?o para grupos em vulnerabilidade econo?mica e social do centro de Brasi?lia. O projeto, por sua vez, irá qualificar e reinserir essa população no mercado de trabalho da economia produtiva, ofertando cursos técnicos na área de eventos.

Conforme salienta Felipe, espera-se, com a plataforma, promover a gerac?a?o de renda com enfoque territorial. A opc?a?o pelo setor de eventos, como comenta o responsável, acontece por ser um segmento de permanente atuac?a?o do No Setor e porque a perspectiva de movimentac?a?o do Setor Comercial Sul, região onde o projeto atua, nesse momento, e? de crescimento. “Nosso objetivo é que, com o crescimento advindo da cultura, as pessoas nessas situações também sejam personagens e cresçam junto com esse processo”, pontua. “”É um momento para redução de danos, para empoderamento e, para alguns, a oportunidade de uma renda extra”, acrescentou.

Os cursos sa?o presenciais e personalizados para dois grupos, para vendedores ambulantes e para a populac?a?o em situac?a?o de rua, ambos do Setor Comercial Sul e regia?o central de Brasi?lia. Para Felipe Velloso, o projeto é reflexo da união do social com o cultural. “Temos que apostar que isso e? so? uma das mu?ltiplas ac?o?es que podem ser ofertadas a? populac?a?o vulnera?vel, e para quem esta? na rua, pode ser definitivo para que encontre sua emancipac?a?o”, celebra, ressaltando a importância do Setor Comercial para a capital. “É uma semente que estamos plantando juntos. O Setor Comercial Sul é o polo criativo e cultural da cidade. Queremos que ele se torne um ponto turístico de encontro e celebração da capital”, enfatiza o coordenador.

A ementa da qualificac?a?o aos vendedores ambulantes foca no esti?mulo ao empreendedorismo voltado a pequenos nego?cios, como atendimento ao cliente, financ?as para o pequeno nego?cio, modelo de nego?cio, comunicac?a?o social e marketing digital, e desenvolvimento de produtos. Com isso, o profissional amplia sua capacidade de identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluc?o?es e investir recursos na criac?a?o de algo positivo para o seu nego?cio e para a sociedade.

Se tratando da populac?a?o em situac?a?o de rua, a profissionalizac?a?o proporciona, ale?m do trabalho e renda em si, a inclusa?o social, a reduc?a?o da pobreza, o combate a? discriminac?a?o e a diminuic?a?o da vulnerabilidade dessas populac?o?es. “Escolhemos essas pessoas porque, quando trabalhamos no território do Setor Comercial Sul, é importante olhar para todos os agentes que estão ali, e tanto os ambulantes quanto as pessoas em situação de rua estão em maioria e em grande risco”, argumenta Felipe.

Para esse pu?blico, sera?o oferecidos cursos de cenografia, sistemas de sonorizac?a?o, montagem e operac?a?o de eventos, limpeza e conservac?a?o de espac?os culturais, e assistente de produc?a?o. Essa linha de aprendizado foi criada tendo como base ac?o?es anteriores do No Setor com a oferta de vagas de trabalho em eventos e festas, como no carnaval de 2020, em que 30 pessoas foram chamadas a ocupar vagas relativas aos cursos que, agora, sera?o oferecidos. “O investimento no setor de eventos é uma necessidade que o setor comercial apresenta. É um lugar que estava abandonado, pelas pessoas e pelo poder público”, elucida Felipe Velloso.

Otimista e realista, o gestor explica que o projeto nasce com a conscie?ncia sobre os desafios que o grupo vai enfrentar para, depois de os cursos realizados, introduzir a populac?a?o vulnera?vel no mercado de trabalho. Para isso, confia na grande rede de parceiros do No Setor na a?rea de eventos para gerar essas oportunidades.

O lanc?amento do projeto aconteceu na quarta-feira, dia (11) na Secretaria de Trabalho. O Setor de Capacitac?a?o Social e? realizado pelo Instituto No Setor e tem fomento da Secretaria de Trabalho do Governo do Distrito Federal.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado