Menu
Brasília

Medidas restritivas continuam no DF

Perguntado pelo Jornal de Brasília se existe a possibilidade medidas mais rigorosas com relação ao distanciamento social, como um lockdown total, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), foi direto ao ponto: não tenho conhecimento

Redação Jornal de Brasília

11/03/2021 14h57

Foto: Marcelo Camargo/ Agencia Brasil

Catarina Lima e Guilherme Gomes
[email protected]

Perguntado pelo Jornal de Brasília se existe a possibilidade de medidas mais rigorosas com relação ao distanciamento social, como um lockdown total, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), foi direto ao ponto: “não tenho conhecimento”.

Nesta semana, passou-se de 5 mil vidas perdidas em decorrência da doença. Desde o início da pandemia, 311.098 pessoas já foram infectadas, e o boletim mais recente mostra que 14.588 casos estão ativos (isto é, estão transmitindo a doença).

O problema é somado à lentidão da vacinação por conta das poucas doses recebidas. De todas as remessas que chegaram à capital, apenas a primeira passou dos 100 mil frascos, o que impossibilita a Secretaria de Saúde de acelerar a imunização. Atualmente, podem se vacinar apenas idosos com 74 anos ou mais, profissionais da linha de frente, indígenas e idosos de casas de longa permanência e seus cuidadores

Quanto aos leitos, a ocupação é de mais de 90% há tempos. Há centenas de pessoas na fila, e não há vagas. Para reduzir a espera, o GDF prepara a instalação de três hospitais de campanha com 100 leitos cada, sendo um no Gama, outro em Santa Maria e o terceiro no ginásio Nilson Nelson.

Taxa de ocupação nos Leitos de UTI

De acordo coma ultima atualização do InfoSaúde, feita às 8h10, a ocupação de leitos na rede pública está em 98,88%, com apenas 14 leitos vagos. Das vagas disponíveis, apenas 3 são para adultos.

Já a rede privada de saúde tem 95,25 dos leitos ocupados e 15 leitos vagos. Das vagas disponíveis 14 delas são para adultos.

Toque de recolher no DF

Por meio de um novo decreto, o governador Ibaneis Rocha (MDB), estabeleceu um toque de recolher das 22h às 05h em todo Distrito Federal. A nova medida restritiva vem após a superlotação em UTIs e o aumento de contaminações da Covid-19. A pena de multa para quem descumprir a restrição pode chegar a R$ 2.000,00.

O Decreto Nº 41.874, além de prorrogar o lockdown até 22/03, entrará em vigor às 22h do dia 8 de março de 2021 e vigorará até às 05h do dia 22 de março de 2021, podendo ser alterado ou prorrogado a juízo de conveniência e oportunidade do Governador

O documento afirma que o toque de recolher “não se aplica a servidores públicos, civis ou militares, a agentes de segurança privada e aos profissionais de saúde, que estiverem em serviço, bem como aos membros do Poder Judiciário, do Ministério Público, das Polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros, a advogados em diligência de cumprimento de alvarás de soltura, tampouco a representantes eleitos dos Poderes Legislativo e do Executivo, no âmbito federal ou distrital, desde que devidamente identificados.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado