Menu
Brasília

Mayara Noronha e Michelle Bolsonaro participam de lançamento do Projeto Sinais

O projeto busca estimular desenvolvimento de novas habilidades e oportunidades a pessoas surdas a partir da disseminação da Língua Brasileira de Sinais

Aline Rocha

18/12/2019 15h48

Foto: Agência Brasília

A primeira-dama do Distrito Federal, Mayara Noronha, mantendo política de integração e convergência em pautas sociais com o governo federal, participou, nesta quarta-feira (18), da cerimônia de lançamento do Projeto Sinais, no auditório do Ministério da Cidadania. A iniciativa busca promover o desenvolvimento integral, a formação humana e a autonomia de pessoas surdas nos programas de transferência de renda da União. 

Mayara Noronha compôs o dispositivo ao lado da primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro; do ministro da Cidadania, Osmar Terra; do ministro em exercício da Educação, Antonio Paulo Vogel; do secretário do Esporte, Décio Brasil; e da deputada federal Carmen Zanotto.

O projeto busca estimular desenvolvimento de novas habilidades e oportunidades a pessoas surdas a partir da disseminação da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Vão ser contempladas crianças a partir de seis anos e pessoas dos municípios com maior número de surdos inseridos no Programa Bolsa Família. Outra base do programa são atividades culturais e esportivas e de múltiplas vivências.

Em seu discurso, Mayara Noronha elogiou ações e atitudes de governo para mulheres que se destacam. “Sou apoiadora de todos os projetos de iniciativa do governo federal e admiradora dos projetos da primeira-dama do país, Michelle Bolsonaro. O assunto [surdos e deficientes auditivos] nunca foi tão discutido. Nunca se viu tanta gente se unindo para incluir o público minoritário e dar a autonomia que essas pessoas precisam”, disse Mayara.

O ministro Osmar Terra, por sua vez, se disse feliz com o projeto e prometeu empenho do ministério. “Vamos trabalhar pelo os que mais precisam. Se iluminou a questão dos surdos no Brasil. Uma questão que não era vista antes”, disse.

Michelle Bolsonaro agradeceu a parceria com a primeira-dama do DF e avisou. “Neste governo ninguém vai ficar para trás. Sonho com o dia que o surdo não se sinta mais um estrangeiro em sua própria nação. É para isso que estamos trabalhando”.

O encerramento da cerimônia ocorreu com a apresentação musical de alunos do Centro Educacional de Audição e Linguagem / Ludovico Pavoni (CEAL-LP). A instituição atende diariamente 420 crianças e adolescentes com deficiência (auditiva/intelectual e autismo) e suas famílias, gratuitamente, priorizando ações que garantam a inclusão social.

 

Com informações da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado