A peça Papo de Lixo, um instrumento de conscientização ambiental do Projeto Mãe Ambiente, será apresentada na tarde desta terça-feira (8), na Escola Classe nº 01 do Varjão. Os alunos que assistirem às apresentações farão uma redação sobre o tema.As melhores receberão premiações.
O objetivo este ano é atingir três mil alunos das escolas públicas nas três cidades em que o projeto é desenvolvido: Itapoã, Riacho Fundo II e Varjão.O proejeto é uma parceria da Federação das Mulheres Unidas de Brasília (FEMUBE) com a Companhia de Esgoto e Saneamento de Brasília ( CAESB).
Na segunda-feira (14), as 30 agentes voluntárias do Mãe Ambiente encerrarão as visitas domiciliares, que são feitas sempre às quartas-feiras, no Riacho Fundo II, e aos sábados no Itapoã e no Varjão. Neste ano estão sendo distribuídas, além das cartilhas de conscientização ambiental, lixeirinhas de pias às mães. “Queremos trabalhar a conscientização ambiental de maneira mais simplificada. Iniciando com a separação do lixo seco do lixo molhado. E isto, as mães fazem diariamente ao prepararem os alimentos na cozinha”, argumenta a presidente da Femube, Marisa Ramalho.
A meta de 2009 é atingir 5 mil famílias nas cidades citadas.Entre as informações repassadas pelas agentes ambientais às mães, está a separação do óleo doméstico já utilizado para fabricação de sabão caseiro.
A Femube tem parceria com a Caesb há cinco anos para desenvolver seus projetos na área ambiental. No ano de 2008 o tema foi : “o lixo é um luxo”, que visava conscientizar a população da reciclagem como forma de prevenção e fator de geração de emprego e renda.