Menu
Brasília

Laboratório Central completa 32 anos

Arquivo Geral

26/04/2010 16h43

Lacen, como é conhecido, desenvolve diversos trabalhos na área de Vigilância à Saúde, como pesquisas científicas, exames laboratoriais e atividades de vigilância sanitária e epidemiológica
O Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen) completa, nesta segunda-feira (26), 32 anos de funcionamento. Vinculado à  Subsecretaria de Vigilância à Saúde, ao longo deste tempo o laboratório desenvolve diversos trabalhos na área, como pesquisas científicas, exames laboratoriais e atividades de vigilância sanitária e epidemiológica, além de treinamento de profissionais da Secretaria de Saúde.
 

 

Localizado na 601 Norte, o Lacen conta com duas gerências executivas de Controle de Qualidade de Produtos e Ambientes e de Biologia Médica. A equipe técnica é composta por 255 profissionais, distribuídos em 26 laboratórios e área administrativa.
 

 

Na atividade de vigilância sanitária cabe ao Lacen verificar por meio de análises a composição, estado de conservação, possíveis fraudes e contaminações químicas, microbiológicas e parasitológicas, bem como as informações constantes do rótulo e embalagem de produtos alimentícios, medicamentos, cosméticos, material de higiene, desinfecção e limpeza, coletados em estabelecimentos comerciais pela Vigilância Sanitária.  Tudo para garantir à população do Distrito Federal o consumo de produtos saudáveis e de boa qualidade. 
 

 

Na área de Biologia Médica o Lacen realiza, para toda a rede pública de Saúde do DF, exames laboratoriais para o diagnóstico e controle de mais de 30 doenças transmissíveis, incluindo AIDS, tuberculose, meningite, dengue, hepatite, leptospirose, cólera e difteria.
 

 

O Lacen-DF integra a Rede Nacional de Laboratórios de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, como Laboratório de Referência Regional (Centro-oeste e parte da região Norte) para coqueluche, dengue, difteria, enteroinfecções bacterianas (salmonelose, febre tifóide e cólera), febre amarela e meningites bacterianas.

 

Fonte: Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado