Menu
Brasília

Jovem Cidadão vai à Samambaia

Arquivo Geral

09/12/2009 0h00

O projeto Jovem Cidadão, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejus), promoverá mais uma ação nesta quinta-feira (10). Dessa vez, o programa acolherá 60 jovens de Samambaia, dispensados do serviço militar. O evento será  durante a solenidade de juramento à Bandeira, promovida pela Junta Militar, às 9h, na Quadra 309 Conjunto 8 Lote 01, Samambaia Sul.


Conforme dados das Forças Armadas, anualmente, 45 mil jovens se alistam para o serviço militar no DF. Do total, 40 mil são dispensados por excesso de contingente. Pensando no futuro, a Coordenação para Assuntos da Criança, Adolescente e Juventude, idealizou o programa Jovem Cidadão. O objetivo é criar novas perspectivas para os dispensados, oferecendo cursos profissionalizantes para que eles ampliem seus conhecimentos, sejam capacitados e encaminhados ao mercado.


Para isso, a Secretaria de Justiça já fez parcerias com a rede de lojas Burger King. A empresa do ramo alimentício contratou 28 jovens em outubro, com a Bob’s e a rede Gasol. Também fez convênio com instituições de cursos profissionalizantes, a exemplo do Senac, que está com três turmas em funcionamento: de auxiliar administrativo, em Ceilândia, garçon básico, no Gama, e representante comercial, em Sobradinho.


O programa já chegou a mais de seis mil jovens. Grande parte deles estão passando por uma triagem feita pela Coordenação para Assuntos da Criança, Adolescente e Juventude, para o encaminhamento aos cursos do Senac e ao primeiro emprego nas empresas privadas.


“Nossa intenção é acolher, orientar e oferecer novas perspectivas para aqueles que não tiveram a oportunidade de seguir a carreira militar”, explicou o secretário de Justiça, Flávio Lemos.



 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado