Menu
Brasília

Internados adolescentes que arremessaram criança de ônibus no DF

Arquivo Geral

05/04/2018 11h24

Reprodução/Facebook

Jéssica Antunes
[email protected]

Os dois adolescentes que arremessaram uma menina de um ônibus em movimento na véspera da Páscoa foram levados à unidade de internação em caráter preventivo, cumprindo decisão da Justiça emitida nesta quarta (4), dois dias depois da identificação. Os rapazes, de 15 e 16 anos, confessaram o crime, mas não foram apreendidos porque o flagrante já havia passado.

O caso aconteceu em 29 de março em um coletivo que faz a linha circular Samambaia Sul/Norte. A criança de oito anos foi jogada do coletivo após pedir para ficar com o chocolate que tinha acabado de ganhar. Ela ainda está no hospital. Procurada, a família não quis se pronunciar.

A dinâmica

Conforme a Polícia Civil, os dois entraram armados no ônibus com uma faca e fizeram ameaças. Eles levaram dinheiro do cobrador e pertences de todos os passageiros, entre eles, mãe e filha com o ovo de Páscoa. A menina teria pedido de volta o chocolate antes de descer do coletivo, mas, na versão da polícia, um dos suspeitos se irritou e empurrou a mãe, que esbarrou na filha e a derrubou do transporte em movimento. Em seguida, a mulher se jogou para socorrer a menina.

Feridas, as duas foram levadas ao Hospital Regional de Taguatinga (HRT) e depois transferidas ao Instituto Hospital de Base (IHBDF). Nesta semana, a mãe teve alta, mas a criança segue internada sem previsão de alta. Apesar disso, ela não corre risco de morrer.

Ainda segundo a PCDF, as investigações localizaram a faca usada no ato infracional análogo ao crime de roubo circunstanciado, além das roupas que um dos suspeitos vestia no dia do ocorrido. A Delegacia da Criança e do Adolescente II diz ter confirmado a participação da dupla após averiguação das imagens das câmeras de segurança do ônibus e do depoimento de testemunhas.

Nas redes sociais, uma pessoa que viu o crime fez relatos. “Presenciei uma cena de calamidade. Estava vindo de Taguatinga e, ao chegar no final de Samambaia Sul, descendo do ônibus, escutei um pedido de socorro. Ao chegar ao local, se encontravam uma mãe e uma menina de 8 anos caídas na pista, muito machucadas, havia muito sangue. No primeiro momento pensei se tratar de um atropelamento com fuga”, escreveu.

Memória

David de Brito Moreira, 21 anos, também foi arremessado de um ônibus em movimento durante assalto neste ano, na madrugada de 14 de fevereiro, em pleno Carnaval. Ele voltava para casa, em Planaltina, e foi jogado após tentar esconder o celular dos suspeitos. Ele ficou internado, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Três adultos foram presos e três adolescentes apreendidos suspeitos de cometerem o crime.

Saiba mais

Segundo dados da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social (SSP), 305 assaltos a ônibus foram registrados no Distrito Federal nos dois primeiros meses deste ano. Em média, representa cinco casos diários.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado