Menu
Brasília

Inscrições para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) seguem até 8 de julho

Modalidade atende jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio; aulas podem ser presenciais ou on-line, conforme a escolha do estudante

Redação Jornal de Brasília

01/07/2025 17h15

Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) abriu, nesta segunda-feira (30), o período de inscrições para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Voltada a pessoas com 15 anos ou mais que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade apropriada, a modalidade segue com inscrições abertas até o dia 8 de julho.

O cadastro pode ser feito no site da SEEDF ou por meio do telefone 156. É necessário informar o endereço residencial ou do local de trabalho para que o estudante seja direcionado à unidade de ensino mais próxima. As aulas podem ser presenciais ou on-line, de acordo com a preferência do candidato.

Atualmente, a rede pública conta com 105 escolas que oferecem o EJA, distribuídas por diversas regiões administrativas do Distrito Federal. A modalidade é organizada em três segmentos: os dois primeiros são equivalentes ao ensino fundamental, destinados a pessoas a partir de 15 anos, enquanto o terceiro corresponde ao ensino médio e é exclusivo para maiores de 18 anos.

A diretora da Educação de Jovens e Adultos da SEEDF, Lilian Sena, destaca a importância da iniciativa. “Estamos em campanha permanente de busca ativa para a EJA. Nosso objetivo é transformar o Distrito Federal em território livre do analfabetismo”, afirma. Segundo dados do PDAD 2024, ainda há 1,5% da população do DF, com 15 anos ou mais, em situação de analfabetismo. “Todos importam. Queremos incentivar jovens e adultos a concluírem seus estudos, o que tende a melhorar, significativamente, sua relação com o mundo do trabalho”, completa a gestora.

O resultado das inscrições será divulgado no site da SEEDF no dia 18 de julho, a partir das 18h. Os selecionados deverão comparecer presencialmente às escolas para efetivar a matrícula entre os dias 21 e 25 de julho. Quem perder o prazo ficará sujeito à disponibilidade de vagas remanescentes, que serão ofertadas diretamente nas unidades escolares a partir do primeiro dia de aula.

Para a matrícula, é necessário apresentar documento de identidade, CPF, duas fotos 3×4 e comprovante de residência. Caso o candidato tenha, também deve apresentar o histórico escolar ou a Declaração Provisória de Matrícula (Deprov). Na ausência desses documentos, será realizada uma avaliação diagnóstica para definir o segmento mais adequado. Para menores de 18 anos, os responsáveis legais devem apresentar seus documentos de identidade e CPF.

Mais informações e o formulário de inscrição estão disponíveis no site da Secretaria de Educação do DF.

Com informações da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado