Menu
Brasília

Inscrições abertas para circuito de atividades esportivas para pessoas com deficiência no DF

UNA Experience irá oferecer aulas de canoagem, SUP, tiro com arco, tênis de mesa, dança, yoga e outras atividades esportivas e de lazer em quatro regiões administrativas neste semestre

Redação Jornal de Brasília

10/01/2022 20h40

Crédito das fotos: Júlio César Silva/Divulgação

O circuito de atividades inclusivas para pessoas com deficiência em Brasília, UNA Experience, está com inscrições abertas para o primeiro semestre de 2022. O projeto vai oferecer aulas de várias modalidades esportivas, práticas de lazer e atendimento psicossocial a moradores de quatro cidades do Distrito Federal – o primeiro local a receber as atividades será Ceilândia, a partir do próximo dia 22 de janeiro. Depois, a estrutura será montada em Samambaia (fevereiro), Plano Piloto (março e abril) e Guará (maio). A participação é gratuita, e as inscrições já podem ser feitas pelo site.

Ao longo dos próximos meses, a UNA (Unidade Nacional de Acessibilidade) vai desenvolver o projeto itinerante UNA Experience e mobilizar estruturas adaptadas e acessíveis às pessoas com deficiência nessas quatro regiões administrativas do DF. Serão ofertadas aulas de canoagem, stand up paddle (SUP), yoga, tiro com arco, tênis de mesa e teqball (futebol de mesa), além de dança e práticas como a organização de hortas comunitárias – tudo com acompanhamento e orientação de professores e instrutores. Também será oferecido apoio social com atendimentos de psicólogos e assistentes sociais, além da oportunidade de convivência e socialização.

Crédito das fotos: Júlio César Silva/Divulgação

Andréa Pontes, presidente da UNA e responsável pelo projeto, afirma que o circuito busca levar equipamentos e estruturas adequadas a regiões que muitas vezes não conseguem oferecer alternativas para as pessoas com deficiência. “A maior proporção de pessoas com deficiência no DF vive em regiões de média-baixa e baixa renda. É importante que as iniciativas adaptadas e acessíveis sejam do alcance de todos. Brasília vem se destacando pela preocupação com a inclusão”, diz ela, lembrando que dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que cerca de 154 mil pessoas no DF tem algum tipo de deficiência, o que corresponde a 5,2% da população.

“As atividades físicas trazem inúmeros benefícios para o bem-estar fi?sico e mental, e no caso das pessoas com deficiência são ainda mais importantes. Estimulam autonomia e independência, ajudam na reabilitação e no emocional, com socialização, fortalecimento de vínculos, melhoria da autoestima e redução da ansiedade, estresse e depressão”, acrescenta Pontes, que faz parte da seleção brasileira de paracanoagem e é campeã sul-americana de 2021 na modalidade.

As atividades do UNA Experience acontecerão aos sábados e domingos e a expectativa do projeto é atender até 3 mil pessoas no primeiro semestre. A ação conta com o apoio do Governo do Distrito Federal, por meio das secretarias de Esporte, Turismo e administrações regionais, e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-DF).

Sobre a UNA

A Unidade Nacional de Acessibilidade (UNA) é uma entidade privada sem fins lucrativos criada em 2015 e, na época, contava com apenas uma equipe de paracanoagem. Com o passar do tempo, a associação ampliou as atividades e desenvolve, atualmente, projetos e eventos voltados para o incentivo da inclusão social, a prática desportiva e o acesso ao lazer e ao turismo por pessoas com deficiência. Entre 2019 e 2021, a UNA implementou o primeiro parque 100% acessível do país para pessoas com deficiência física, intelectual, auditiva, visual ou múltipla, em Brasília (DF).

SERVIÇO

Una Experience – inscrições no site https://unaparque.com.br/agenda

Ceilândia – 22/01 a 06/02
Endereço: Setor M Cnm 1 Bl I – Ceilândia Centro (em frente ao Restaurante Comunitário)

Samambaia – 12/02 a 27/02
Endereço: Centro Olímpico e Paralímpico de Samambaia – Vila Olímpica, QN 319, Samambaia Sul

Plano Piloto – 05/03 a 03/04
Endereço: Museu da República – Conjunto Cultural da República – Brasília/DF

Guará – 30/04 a 15/05
Endereço: Estacionamento do Ginásio do CAVE – ao lado da Administração e Feira do Guará

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado