Menu
Brasília

Incêndio no Parque Nacional está controlado, mas ainda não foi extinto

São mais de 500 militares e brigadistas empenhados em acabar com as chamas no Parque Nacional

Redação Jornal de Brasília

17/09/2024 12h07

incendio parque nacionall mcamgo abr 16092024 5

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por João Paulo Nunes e Vitor Mendonça

O incêndio no Parque Nacional de Brasília já foi controlado, porém ainda não está exterminado por completo. Nesse terceiro dia de combate às chamas, o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF) e o Instituto Chico Mendes (ICMBio) focam em dois pontos quentes remanescentes e cuidam para que não haja reignição em áreas controladas.

São mais de 500 militares e brigadistas empenhados em acabar com as chamas no Parque Nacional. Os bombeiros que entrariam de férias tiveram que adiar devido à situação de emergência e o período de grandes queimadas.

“O que temos agora é um incêndio subterrâneo, que é o pior para se combater porque há muita fumaça e a visibilidade fica baixa. Não dá para saber ao certo onde que está queimando. É um trabalho demorado de água e aceiro”, explicou o comandante-geral coronel Sandro Gomes

O fogo no Parque Nacional se alastrou no último domingo (15) e se intensificou na madrugada de segunda-feira (16). Moradores da Asa Norte, Lago Norte e Varjão sofreram com a fumaça das queimadas. Há suspeita de que os incêndios tenham sido criminosos.

A vice-governadora Celina Leão ressaltou que o Governo do Distrito Federal (GDF) colabora com a Polícia Federal nas investigações sobre a autoria do crime. “Isso está sendo conduzido pelo nosso secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar. Há uma colaboração entre a Polícia Federal e a Polícia Civil do DF, inclusive na possibilidade de uso de equipamentos, de troca de informações, para que a gente chegue à materialidade e autoria desse crime”, explica

Em vários pontos do Distrito Federal os moradores se assustaram com a névoa causada pelo fogo, que dificultou até para os moradores conseguirem visualizar o sol na manhã desta terça-feira (17).

A Secretaria de Educação do Distrito Federal chegou a suspender aulas em algumas escolas da Asa Norte e Lago Norte. A Universidade de Brasília (UnB) também não funcionou no dia de ontem.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado