Menu
Brasília

Idosos têm dia de lazer no Complexo Na Praia com campanha social do GDF

Evento da campanha Vem Brincar Comigo reuniu 250 participantes em atividades culturais, esportivas e de convivência, promovendo bem-estar e fortalecendo vínculos sociais

Redação Jornal de Brasília

02/09/2025 15h50

Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

O Complexo Na Praia, um dos cenários mais tradicionais do calendário brasiliense, se transformou em palco de inclusão e convivência nesta terça-feira (2). A Chefia-Executiva de Políticas Sociais, em parceria com o Grupo R2, promoveu mais uma edição do Na Praia Social, dentro da campanha Vem Brincar Comigo, reunindo 250 idosos atendidos pelos Centros de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Distrito Federal (Cecons).

Durante o dia, os participantes tiveram acesso a atividades de lazer, esporte e cultura, como hidroginástica no lago, oficinas de cerâmica, bingo e apresentações culturais, além de receberem brindes ao final do evento. A iniciativa integra a programação do Na Praia Social, que ocorre em seis dias — 26, 27 e 28 de agosto e 2, 3 e 4 de setembro — e deve beneficiar cerca de 1,7 mil pessoas em situação de vulnerabilidade, incluindo crianças, idosos e pessoas com deficiência.

Idealizada pela primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha, a campanha Vem Brincar Comigo chega à sua sexta edição com o tema “Brincadeira de Criança é Coisa Séria”. Além de arrecadar brinquedos — novos e usados em bom estado — para distribuição a mais de 20 mil crianças até 10 de outubro, a iniciativa também contempla outras faixas etárias.

“Muitas vezes a gente pensa que a campanha é voltada apenas para as crianças, mas ela sempre abraça todos os públicos. Hoje estamos com nossos idosos aqui vivendo um dia lúdico, de alegria, dança, fé e saúde emocional”, afirmou Mayara. A primeira-dama ressaltou ainda o valor afetivo do local: “Quando trazemos os idosos para cá, muitos nunca imaginaram que Brasília teria um ambiente como esse. Eles voltam felizes com essa memória afetiva, conversando com colegas ou familiares. Afinal, vivemos de memórias.”

A secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, destacou o caráter inclusivo do evento, que garantiu transporte, lanches e atividades para os participantes. “Reunimos mais de 200 idosos de cidades como Brazlândia, Estrutural, São Sebastião e Paranoá. É uma forma de mostrar que o GDF está presente e que a rede de proteção social é, muitas vezes, o único apoio que essas pessoas têm”, afirmou.

Segundo Talita Mattosinhos, chefe-executiva de Políticas Sociais, o objetivo é manter o público ativo e promover vínculos de amizade. “Proporcionamos atividades manuais, exercícios físicos e o forrozinho que eles amam. Momentos como esse trazem dignidade, alegria e fortalecem a saúde física e mental”, disse.

Para os participantes, o dia no Na Praia ficou marcado como uma experiência inesquecível. A aposentada Rita Maria de Araújo Oliveira, de 73 anos, relatou: “Está sendo um dia maravilhoso, vai ser difícil de esquecer. O exercício físico para mim é tudo, porque me mantém firme e forte.” Já Maria Macolino Souza, de 65 anos, destacou a importância do acolhimento: “Nem sempre temos essa oportunidade, então quando aparece, é muito gratificante.” Para João Ribeiro, de 73 anos, a experiência também foi única: “Estou em Brasília desde 1971 e não conhecia esse lugar. Hoje tive esse privilégio graças ao meu Cecon da Estrutural. Aqui o idoso se sente vivo, precisa sair, se divertir e fortalecer a convivência.”

A campanha Vem Brincar Comigo segue arrecadando brinquedos até 10 de outubro, com pontos de coleta em locais estratégicos da capital, como o Palácio do Buriti, secretarias de Estado, administrações regionais, unidades do Corpo de Bombeiros Militar e batalhões da Polícia Militar. Em 2024, mais de 25 mil brinquedos foram distribuídos, e a expectativa deste ano é ultrapassar 20 mil doações, beneficiando diversas comunidades do Distrito Federal.

Com informações da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado