Menu
Brasília

Ibaneis espera que primeiras doses sejam aplicadas em cinco dias

Governador esteve presente no início da vacinação nesta terça (19)

Willian Matos

19/01/2021 11h14

O governador Ibaneis Rocha esteve presente no evento que marcou a primeira aplicação da Coronavac no Distrito Federal. Ibaneis disse à imprensa que espera que as primeiras doses da vacina contra a covid-19 sejam aplicadas em até cinco dias, a contar desta terça-feira (19).

Se a previsão do governador se concretizar, todos os profissionais da linha de frente no combate à covid e idosos que vivem em instituições de longa permanência no DF receberiam a primeira dose até o próximo sábado. Como a Coronavac requer aplicação de duas doses, este grupo de pessoas deve voltar aos hospitais num intervalo de 14 a 28 dias para tomar a dose de reforço.

Ainda considerando a projeção de Ibaneis, caso cheguem mais doses da Coronavac ao DF ou de qualquer outra vacina aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o segundo grupo prioritário poderia começar a ser vacinado em meados de fevereiro. Contudo, não há confirmação de quando o segundo grupo começará a ser imunizado. Ele é composto por idosos de 75 anos ou mais e pessoas entre 60 e 74 anos.

Pontapé inicial

O Distrito Federal, enfim, deu início à vacinação contra covid-19 nesta terça-feira (10). Seis profissionais que estão na linha de frente do combate ao novo coronavírus foram vacinados no Hospital Regional da Asa Norte (Hran) por volta de 10h.

A enfermeira Lídia Rodrigues Marques, 31 anos, que trabalha no box de emergência do pronto-socorro do Hran, foi a primeira cidadã do DF a receber o imunizante.

Além de Lídia, outros cinco profissionais foram vacinados. São eles:

  • Carina de Jesus Silva, técnica de enfermagem;
  • Ana Paula Barbosa Pereira, fisioterapeuta;
  • Juliana Bento da Cunha, médica;
  • Narcisa Trajano de Araújo, auxiliar de limpeza;
  • Pedro Teodoro, vigilante.

Profissionais vacinados nesta terça (19). Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Excepcionalmente nesta terça (19), a vacinação começou às 10h. A partir de quarta (20), as doses serão aplicadas de 8h às 18h.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado