Menu
Brasília

Hospital de Base celebra 65 anos com emoção, reconhecimento e histórias de vida

Unidade é referência em inovação, cuidado e acolhimento a pacientes

Redação Jornal de Brasília

12/09/2025 19h23

whatsapp image 2025 09 12 at 17.07.50

Celina Leão definiu o Hospítal de Base como “um espaço que reúne especialistas de diversas áreas e, ao mesmo tempo, conta com profissionais dedicados a garantir um ambiente limpo, seguro, acolhedor e humanizado para os pacientes” | Fotos: Alberto Ruy/IgesDF

O Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) completou nesta sexta-feira (12) 65 anos, feito que foi comemorado por gestores, colaboradores e até a Vice-Governadora Celina Leão e Juracy Cavalcante, secretário de Saúde.

“A data é motivo de festa, mas também de reflexão sobre a relevância do hospital na vida das pessoas”, afirmou o secretário de Saúde do DF, Juracy Cavalcante. “Hoje devemos lembrar a importância que o Hospital de Base tem, não só para a população do Distrito Federal, mas também para o Brasil. Destacar o trabalho de todos vocês que fazem essa instituição ser reconhecida nacionalmente pelo seu excelente serviço”.

“Hoje devemos lembrar a importância que o Hospital de Base tem, não só para a população do Distrito Federal, mas também para o Brasil”Juracy Cavalcante, secretário de Saúde

Maior hospital do Centro-Oeste, o HBDF ocupa 54 mil m², conta com 634 leitos, realiza mais de 40 mil atendimentos por mês e ultrapassa 14 mil cirurgias anualmente. Para o presidente do Instituto de Gestão Estratégica do DF (IgesDF), Cleber Monteiro, a dimensão da unidade vai além da estrutura física.

“Quero celebrar não apenas o hospital, mas também os mais de 4 mil colaboradores que diariamente recebem mais de mil pessoas. O Base é uma verdadeira cidade pulsante, e são vocês que lhe dão vida. Agradeço a cada um pela dedicação e compromisso com essa instituição”, destaca.

A vice-governadora Celina Leão lembrou que a história do HBDF se confunde com a de Brasília. O aniversário da unidade coincide com a data de nascimento do ex-presidente Juscelino Kubitschek, e o projeto do hospital também leva a assinatura do arquiteto Oscar Niemeyer.

“Imaginem JK e Niemeyer sonhando juntos não apenas com a capital, mas também com um hospital desse porte, que hoje é referência no Sistema Único de Saúde. Um espaço que reúne especialistas de diversas áreas e, ao mesmo tempo, conta com profissionais dedicados a garantir um ambiente limpo, seguro, acolhedor e humanizado para os pacientes”, destaca Celina.

O IgesDF e a transformação do HBDF

Há seis anos sob gestão do IgesDF, o Hospital de Base passou por processos de modernização, com a chegada de novas tecnologias, serviços e expansões, sempre aliado a um cuidado humanizado.

Para o superintendente da unidade, Edson Gonçalves, as melhorias estruturais são significativas, mas o grande diferencial está nas pessoas. “Poderia citar a renovação do centro cirúrgico, a aquisição de equipamentos e a implantação de novos serviços. Mas, desde que assumi a gestão, percebi que são as pessoas que fazem do Base o gigante que ele é. Não apenas médicos e enfermeiros, mas também engenheiros, recepcionistas, seguranças, equipe de limpeza, agentes do Humanizar e o administrativo”, ressalta.

Esse mesmo sentimento foi compartilhado pela gerente administrativa do HBDF, Fernanda Hak, que homenageou colaboradores antigos e atuais em um depoimento emocionante e bem-humorado. “Cada um aqui ajudou a escrever essa história. Vocês fazem a diferença na vida de tantas pessoas que passam pelo hospital todos os dias e tornaram o Hospital de Base o símbolo de esperança que ele é hoje”, conclui.

Com informações da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado