Problemas de segurança e atrasos nas obras são constantemente abordados nos meios de comunicação para os Jogos Pan-americanos. Mas está enganado quem pensa que as preocupações para o evento acabam aí. Os hospitais colocados como referências no Rio de Janeiro também viraram motivo de apreensão.
Divulgados pelo jornal O Globo, relatórios do Conselho Regional de Medicina (Cremerj) apontaram deficiências nos hospitais Souza Aguiar, Miguel Couto, Salgado Filho e Lourenço Jorge. A expectativa é que 500 mil turistas estejam na cidade durante o Pan.
O principal problema está com o Hospital Souza Aguiar, que apresenta superlotação de pacientes. Já no Miguel Couto existe um número pequeno de médicos para atendimento.
Os outros dois possuem problemas semelhantes – em menor escala -, mas estão em áreas estratégicas: o Salgado Filho cobre o Estádio Olímpico João Havelange e o Lourenço Jorge seria responsável por atendimentos na região da Vila Pan-americana, Riocentro e Arena Poliesportiva do Autódromo de Jacarepaguá.