Brasília

Horta comunitária no Guará recebe bomba d’água

Doado pela Emater, equipamento será um reforço ao trabalho de cultivo que, apoiado pela administração local, é executado por voluntários

Foto: Divulgação/Ascom Guará

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater) realizou, na última terça-feira (19), a doação de uma bomba d’água para a horta comunitária da QE 38, no Guará II. Com isso, o projeto, que é uma das referências para outros modelos de cultivo coletivo no Distrito Federal, recebeu um aliado importante para a irrigação dos vegetais e na colheita de frutas e hortaliças produzida no local.

A bomba d’água foi obtida por meio de esforços realizados pela Administração Regional do Guará e pelo deputado distrital Delmasso junto à Emater.

“A administração regional valoriza o trabalho voluntário”, ressaltou a administradora da cidade, Luciane Quintana. A horta já utiliza equipamentos que contribuem para o uso consciente do recurso hídrico, como a captação da água da chuva para uso na irrigação e o sistema de gotejamento junto aos pés das plantas, mas faltava a bomba para a uma gestão mais eficiente do uso da água.

Serviço agilizado

“Anteriormente, a irrigação dependia do manuseio humano e isso demorava em média duas horas por dia para irrigar todas as plantas; imagine isso ao longo de um ano”, relatou a engenheira ambiental Dái Ribeiro, que participa do projeto. “Agora, vai bastar apertar o botão para que a água chegue de forma rápida e uniforme, [representando] uma economia do recurso hídrico importante e bastante aguardada.”

Voluntário da horta desde a sua fundação, o militar Nivaldo Dias comemorou a colheita de maracujá e chuchu sem agrotóxico. “Aqui, nós sabemos a procedência do alimento, e isso nos traz mais segurança para nos alimentarmos”, destacou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dias faz parte de um time de 170 voluntários que se reúnem periodicamente para participar da colheita, plantio e também de oficinas e palestras sobre educação ambiental ministradas no local. Para participar do projeto, basta entrar em contato pelo Instagram da horta ou pelo telefone (61) 98568-3562.

As informações são da Agência Brasília

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Você pode gostar