Menu
Brasília

Horizontes Digitais leva tecnologia de ponta a 760 escolas do DF

Programa do GDF investe mais de R$ 100 milhões em equipamentos, conectividade e formação de professores para modernizar o ensino e reduzir desigualdades

Daniel Xavier

25/09/2025 20h23

horizontes digitais leva tecnologia de ponta a 760 escolas do df foto lúcio bernardo jr.agência brasília

Horizontes Digitais leva tecnologia de ponta a 760 escolas do DF -Foto Lúcio Bernardo Jr.Agência Brasília

A educação pública do Distrito Federal inicia uma nova etapa com o lançamento, nesta quinta-feira (25), do Programa Horizontes Digitais: Transformação, Modernização e Inovação Educacional para Futuros Possíveis. A iniciativa prevê a entrega de 52 mil equipamentos, implantação de 20 ginásios tecnológicos e criação de núcleos de inovação em escolas, com investimento superior a R$ 100 milhões, financiados pelo Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) e pelo Governo do DF. Ao todo, 760 unidades de ensino e mais de 460 mil estudantes serão beneficiados.

Na primeira fase, serão distribuídas duas mil máquinas virtuais, 10 mil computadores para laboratórios, 40 mil chromebooks para uso móvel, além da instalação de telas interativas em salas de aula. Também estão previstos dois núcleos de inovação tecnológica, equipados para gravação de videoaulas, podcasts e transmissões ao vivo.

Presente à solenidade, a vice-governadora Celina Leão destacou a dimensão histórica do investimento. “É a primeira vez, em 25 anos, que realizamos uma compra tão abrangente de renovação do parque tecnológico da Secretaria de Educação. Falamos sobre inteligência artificial, sobre futuro, mas não podemos avançar sem dar acesso a alunos e professores a tecnologias de ponta”, afirmou.

horizontes digitais leva tecnologia de ponta a 760 escolas do df foto lúcio bernardo jr.agência brasília (4)
horizontes digitais leva tecnologia de ponta a 760 escolas do df foto lúcio bernardo jr.agência brasília (4)

Celina também anunciou um pregão para aquisição de novos transformadores, reforçando a rede elétrica das escolas públicas. “Não adianta termos tecnologia de última geração sem energia que suporte a demanda. Vamos modernizar também a infraestrutura elétrica das unidades mais antigas”, completou.

Para a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, o programa vai além da entrega de equipamentos, ela comenta que o “Horizontes Digitais é entregar futuro para os estudantes”. “A era digital já chegou, e precisamos garantir que eles estejam preparados. Nossos professores também receberão capacitação para usar essas ferramentas em sala de aula, tornando as aulas mais conectadas e práticas”, explicou a secretaria.

Os chromebooks, por exemplo, ficarão armazenados em carrinhos móveis com 40 unidades, que poderão ser levados para qualquer sala. Assim, cada aluno terá acesso ao equipamento sem precisar se deslocar ao laboratório de informática.

Educação mais conectada

O programa se estrutura em cinco pilares estratégicos: desenvolvimento profissional, tecnologia, modelo de aprendizagem, envolvimento da comunidade escolar e monitoramento e avaliação. A meta é levar internet de alta velocidade a todas as escolas e ampliar as metodologias inovadoras de ensino.

Segundo dados do Censo Escolar, 97,75% das escolas públicas do DF já contam com internet banda larga — índice superior à média nacional. Com o Horizontes Digitais, a expectativa é alcançar a totalidade da rede, assegurando que alunos e professores não só tenham acesso à tecnologia, mas aprendam a utilizá-la de forma crítica e criativa. “A partir desse movimento, queremos reduzir desigualdades, modernizar práticas pedagógicas e preparar nossos jovens para o mundo do trabalho. Esse é o momento de virar a chave na educação do DF”, concluiu Celina Leão.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado