Por Cyro Lobo
cyro.lobo@grupojbr.com
Nesta quinta-feira (31), o Núcleo de Audiências de Custódia (NAC) do Distrito Federal converteu em preventiva a prisão em flagrante de João Paulo Silva Matos, de 35 anos, acusado de assassinar a companheira com 17 facadas no estacionamento de uma academia em Samambaia. A decisão foi tomada após o juiz homologar o auto de prisão, considerando-o regular e sem ilegalidades.
Durante a audiência, o Ministério Público defendeu a manutenção da prisão e a defesa pediu liberdade provisória, que foi negada. Para o magistrado, a gravidade do crime, somada à reincidência do acusado — condenado anteriormente por tentativa de latrocínio e já cumprindo pena em prisão domiciliar —, justifica a necessidade de mantê-lo detido para garantir a ordem pública.
O juiz ressaltou que as medidas alternativas à prisão não seriam eficazes diante da periculosidade e do histórico criminal do acusado. O caso será encaminhado ao Tribunal do Júri de Samambaia, onde o processo continuará em tramitação.
*Informações do TJDFT