Nesta segunda-feira (24), a Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) inicia a campanha da Semana Nacional do Doador de Sangue. A mobilização em homenagem ao Dia Nacional do Doador, comemorado em 25 de novembro, reúne uma série de ações voltadas à conscientização da população sobre a importância da doação.
A programação especial se estende até sábado (29), com surpresas para os voluntários. Os agendamentos devem ser feitos pelo site Agenda DF ou pelo telefone 160, opção 2.
Os tipos sanguíneos O negativo (O-) e todos com fator Rh negativo (A-, B-, AB-) são, em geral, os mais necessários e prioritários nos hemocentros do Brasil. O tipo O- é o doador universal e essencial para emergências, enquanto os tipos negativos, de forma geral, são mais raros na população, o que gera uma demanda constante.
O Hemocentro de Brasília precisa de doações diárias para atender toda a rede pública de saúde do Distrito Federal e instituições conveniadas, como o Hospital da Criança, o Instituto de Cardiologia do DF e o Hospital das Forças Armadas.
Como doar
Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar saudável. Quem passou por cirurgia, exame endoscópico ou adoeceu recentemente deve consultar o site do Hemocentro para saber se está apto a doar sangue.
Quem teve gripe deve aguardar 15 dias após o desaparecimento dos sintomas para poder doar sangue. Quem teve Covid-19 deve aguardar 10 dias após o fim dos sintomas, desde que sem sequelas. Se assintomático, o prazo é contado a partir da data de coleta do exame. Pacientes diagnosticados com dengue clássica devem aguardar 30 dias para se candidatar à doação de sangue. No caso de dengue hemorrágica, o prazo é de seis meses.
Com informações da Agência Brasília