Menu
Brasília

Guará completa 52 anos e ganha operação especial anticrimes

Denominada Quinto Mandamento, ação tem como principal objetivo a redução da violência e apreensão de drogas

Redação Jornal de Brasília

07/05/2021 10h37

A Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP/DF) preparou uma edição especial da Operação Quinto Mandamento pelos 52 anos do Guará, a partir desta sexta-feira (7). O lançamento ocorrerá na sede do 4º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), às 19h, com a presença do secretário de Segurança Pública, delegado Júlio Danilo, e representantes das forças de segurança. As equipes estarão na região até o próximo (9), tendo como principal foco o combate aos homicídios e contribuir à redução da criminalidade.

Sob a coordenação da pasta, a Quinto Mandamento reúne integrantes das polícias Militar e Civil, Departamento de Trânsito (Detran-DF), Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), DF Legal e Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF).

“A Operação foi pensada para integrar as ações estratégicas da SSP/DF, em conjunto com as forças de segurança, para que os índices criminais no DF permaneçam em queda”, explica o secretário de Segurança Pública, delegado Júlio Danilo.

De acordo com o secretário, as regiões administrativas são escolhidas com base em análises e avaliações de resultados semanais. “São os levantamentos das subsecretarias de Inteligência (SI) e de Gestão da Informação (SGI), que direcionam as ações em todo o DF, de forma precisa, a partir do mapeamento dos dias, horários e locais de maior incidência criminal. Nesta edição, em específico, o Guará foi escolhido pelo aniversário da cidade, ocorrido no última quarta-feira (5)”.

A coordenação e contato com as instituições participante é feita pela Subsecretaria de Operações Integradas (SOPI), também da SSP/DF.

Durante a ação na cidade serão realizadas ações de policiamento ostensivo e repressivo – a pé e motorizado, com a realização de abordagens pessoais e veiculares. Policiais militares e civis atuarão com planejamentos próprios com alternância de policiamento nas principais vias, comércio e locais e atuando em apoio aos pontos de bloqueio realizados pelos órgãos de trânsito, como Detran/DF, DER e Comando de Policiamento de Trânsito, da PMDF. “Durante as abordagens pessoais será possível também consultar se há mandados de prisão em aberto. A Quinto Mandamento é de extrema importância para a região e atuaremos, principalmente, naqueles pontos mais sensíveis, com maior incidência criminal”, esclarece o titular da 4ªDelegacia de Polícia, delegado Anderson Espíndola.

Haverá o emprego da seção de Cinofilia do Departamento de Operações Especiais (DOE), da PCDF, e do Batalhão de Cães (BPCães), da PMDF, para atuar em demandas relacionadas a apreensão de drogas e armas.

“Estaremos durante todo o final de semana no Guará, atuando com nossos militares no policiamento ostensivo, realizado pelo batalhão da área, e também repressivo, a partir de nossas tropas especializadas, como Rotam, Patamo. Importante lembrar que as ações da Quinto Mandamento independem das atividade ordinárias realizadas de forma rotineira pelo 4º Batalhão”, ressalta o chefe do Departamento Operacional da PMDF, coronel Jorge Eduardo Naime.

Para a administradora regional do Guará, Luciane Quintana, a ação reflete de forma significativa na qualidade de vida e bem-estar da população. “A presença e a escuta ativa da Pasta quanto às nossas demandas, seja no recolhimento de carcaças ou no combate ao crime reforçam o comprometimento da gestão Ibaneis Rocha com o Guará e nós só temos a agradecer a parceria e o empenho em cuidar da nossa população”, afirma.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado