A Secretaria de Saúde abrirá, no início do próximo ano, concurso público para contratação de aproximadamente 180 médicos, de 36 especialidades, para reforçar o atendimento básico na rede pública do DF. De acordo com o novo titular da pasta, Joaquim Carlos Barros Neto, o objetivo é melhorar os serviços em postos e centros de saúde para evitar inchaço na emergência dos hospitais da rede. Para Barros, 85% dos casos recebidos nos pronto-socorros poderiam ter sido resolvidos em unidades primárias.
Com o concurso, a secretaria pretende diminuir o déficit de médicos na rede, principalmente na Clínica Médica, Pediatria e Neonatologia. O secretário acredita que, com o reajuste concedido à categoria – que vai elevar o salário inicial de um médico 40 horas para R$ 13,2 mil, no final de 2010 – aumentará o interesse pelas vagas.
Além de ampliar o quadro de profissionais, Barros afirmou que também vai priorizar a compra de equipamentos para as unidades. Nesta quinta-feira (10) ele se reuniu com todos os diretores das regionais de saúde do DF e disse que dará um caráter estritamente técnico à sua gestão, já que conhece bem a estrutura da secretaria – Barros, ex-diretor do Hospital Regional de Taguatinga, está na rede há 20 anos. Para melhorar o atendimento, segundo ele, também é fundamental valorizar e motivar o servidor. “Queremos que ele tenha orgulho de ser da secretaria”, afirmou.