Menu
Brasília

GDF usa tecnologia de ponta para desobstruir bocas de lobo e garantir o bom funcionamento de sistema de drenagem

Limpeza e desobstrução de bocas de lobo com caminhões ultra vacall e robôs de inspeção garantem escoamento eficiente das águas pluviais

Redação Jornal de Brasília

24/10/2025 15h50

Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Mesmo que os alagamentos sejam visíveis e causem transtornos à população, o trabalho para evitá-los ocorre nos bastidores das cidades. No Distrito Federal, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) utiliza tecnologia de ponta para limpar e desobstruir as bocas de lobo, garantindo o funcionamento das redes de drenagem e evitando alagamentos durante as chuvas.

O serviço é realizado com caminhões ultra vacall, equipamentos que combinam hidrojateamento e sucção a vácuo, permitindo desobstruir bocas de lobo e galerias, além de remover resíduos que possam causar alagamentos.

“É um serviço com tecnologia diferente de tudo que existe no mercado. Outros estados têm equipamentos, mas não com a mesma potência dos nossos caminhões. O equipamento faz o jateamento da rede, empurrando o resíduo para a boca de lobo e, depois, succiona tudo com a bomba de vácuo”, explica Dyennifer Koga, gerente de licitações e contratos do consórcio GNN, que presta serviços terceirizados para a Novacap.

Após a limpeza, um robô percorre a rede pluvial registrando imagens e vídeos, identificando trincas, rachaduras e até ligações clandestinas de esgoto, permitindo que a Novacap tome as medidas cabíveis. O trabalho segue um cronograma definido para atender todas as regiões administrativas e preparar a cidade para o período chuvoso, com equipes em Taguatinga, Asa Sul e Asa Norte, além de times de prontidão para emergências.

Dyennifer ressalta a importância da colaboração da população:

“Se jogarem lixo nas ruas depois da limpeza, as bocas de lobo entopem novamente. O trabalho é contínuo, mas com a colaboração de todos fica mais rápido e é possível atender mais áreas.”

Esforço coletivo

Moradores da QNL destacam a relevância do trabalho. José Humberto de Souza, aposentado, afirma:

“É importante que o governo se preocupe com as bocas de lobo, porque, se não estiverem limpas, a água não consegue escoar. Esse trabalho depende tanto da população quanto do governo.”

A dona de casa Nancy Nascimento acrescenta:

“Graças à limpeza das bocas de lobo, os riscos de alagamentos são diminuídos. A gente se esforça para manter a rua organizada, mas ainda há quem jogue lixo nas vias.”

Balanço do trabalho

Na última semana, em Ceilândia, foram limpas e desobstruídas 37 bocas de lobo na Avenida Leste. A galeria de águas pluviais da QNM 27 também recebeu limpeza, junto com podas de árvores na mesma quadra e na Via O-4, em Ceilândia Norte.

Até o momento, os trabalhos já retiraram mais de 150 toneladas de entulho e resíduos de locais como o canteiro central da Avenida Hélio Prates e das quadras EQNN 03/05, EQNM 23/25, EQNM 21/23 e QNM 28.

Além da limpeza, a Novacap amplia e readequada os sistemas de drenagem em áreas com sobrecarga durante as chuvas, com destaque para Asa Norte, Asa Sul e Lago Sul, onde novas captações e ampliações da rede pluvial melhoram o escoamento da água em locais que costumam registrar acúmulo.

Com informações da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado