Menu
Brasília

GDF realiza operação de desobstrução na Chácara Santa Luzia

Os ocupantes estão na chamada faixa de tamponamento do parque, local em que é terminantemente proibida a construção de edificações

Redação Jornal de Brasília

04/03/2020 16h22

Foto: Paulo H Carvalho / Agência Brasília

O Governo do Distrito Federal (GDF) iniciou, nesta quarta-feira (4), operação de desobstrução de área pública e ambiental na Chácara Santa Luzia, na Estrutural, com o objetivo de preservar o Parque Nacional de Brasília. A região é área prioritária e tem monitoramento constante por satélite e por vistorias.

A área fica ao lado do Parque Nacional de Brasília – a mais importante unidade de conservação do DF, responsável pela manutenção do abastecimento de água no Plano Piloto e área central do DF. Os ocupantes estão na chamada faixa de tamponamento do parque, local em que é terminantemente proibida a construção de edificações.

O local foi alvo de operações da Secretaria DF Legal em março e abril de 2019, ocasião em que a secretaria retirou 428 edificações precárias em madeira e 220 mil metros lineares de cerca de arame e madeira.

Saiba mais

Os ocupantes mais antigos passarão por processo de seleção para atendimento por meio da política habitacional do DF (Codhab). A maior expansão da área ocupada aconteceu a partir de 2014. Estima-se que a invasão exista há quase 20 anos.

 

Com informações da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado