Nesta terça-feira (29), a Secretaria de Saúde (SES-DF) marcou presença no seminário internacional O Desafio da Sustentabilidade dos Sistemas Universais de Saúde nas Américas, realizado no Centro de Convenções Parque Cidade Corporate, em Brasília. O encontro reuniu profissionais de diferentes países com o objetivo de discutir visões e experiências sobre temas essenciais à organização e ao funcionamento dos sistemas de saúde, além dos desafios enfrentados e as conquistas obtidas ao longo do tempo.
Os debates abordaram questões como resposta a emergências sanitárias, participação social, força de trabalho, financiamento, governança, regionalização e redes de atenção à saúde.
A secretária de Saúde do DF, Lucilene Florêncio, coordenou o painel Os Sistemas Nacionais de Saúde e o Desafio da Universalidade, Integralidade, Equidade e Articulação: Um Panorama dos Países. “Nossa missão é estar aqui, coordenando este painel sobre universalidade, integralidade e participação social, que são princípios fundamentais do sistema público de saúde. Hoje, temos a oportunidade de ouvir especialistas de várias nações que, assim como nós, trabalham para fortalecer o cuidado e a responsabilidade no atendimento à população”, afirmou a secretária.
O painel contou com as apresentações do vice-ministro de Proteção Social da Colômbia, Luís Alberto Saldarriaga, e da ministra da Saúde Pública do Uruguai, Karina Rando. Representando o Brasil, o secretário adjunto de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Nilton Pereira, apresentou um panorama das ações e estratégias adotadas para superar os desafios enfrentados pelo sistema de saúde brasileiro.
Lucilene Florêncio ressaltou a importância da cooperação internacional no fortalecimento dos sistemas de saúde para garantir qualidade de vida. “Abordamos desafios presentes no cotidiano dos gestores de saúde, tanto em nosso país quanto em outras nações das Américas, como Colômbia e Uruguai, que também buscam a universalização do acesso à saúde. Esse acesso significa qualidade de vida, longevidade e, como disse o ex-ministro Cristovam Buarque, é também um acesso à felicidade. Estamos aqui para sermos felizes e para promover felicidade na vida de quem mais precisa”, concluiu.
Com palestrantes nacionais e internacionais, incluindo profissionais da saúde, representantes de instituições acadêmicas, políticas e de gestão, o seminário segue até quarta-feira (30). Como produto final, uma coletânea reunindo artigos e propostas apresentadas pelos expositores será publicada para auxiliar no desenvolvimento de soluções sustentáveis para os sistemas universais de saúde nas Américas. O evento é organizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), com apoio do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
*Com informações da Agência Brasília.