As cidades-irmãs Brasília e Amsterdam vão trocar experiências nas áreas de saúde, segurança, transportes e limpeza pública. Em encontro, nesta segunda-feira (02), na Prefeitura de Amsterdam, o governador Rogério Rosso e o prefeito da capital holandesa, Eberhard van der Laan, acertaram a assinatura de um acordo de cooperação técnica nas quatro áreas. Rosso também assinou um protocolo de intenções para treinamento de segurança de estádios de futebol e eventos. Antes do encontro, o governador foi recebido por executivos do ramo de aviação civil, interessados em montar uma fábrica de aviões na capital brasileira.
Com um dos sistemas de transporte público coletivo mais avançados do mundo, a capital holandesa Amsterdam vai ajudar tecnicamente Brasília a avançar no setor, principalmente na implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), ou tramway. Na semana passada, em visita à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), em Paris, o governador Rogério Rosso garantiu um empréstimo de R$ 330 milhões para financiar o sistema na capital brasileira.
Assim como Brasília, Amsterdam ostenta excelentes índices de qualidade de vida e, desde domingo, passou a compartilhar outra importante condição com a cidade-irmã: sua famosa rede de canais foi incluída na lista de locais considerados Patrimônio Cultural da Humanidade, em reunião do Comitê do Patrimônio Cultural e Artístico da Humanidade da Unesco, realizada na capital brasileira. Durante o encontro, o prefeito presenteou o governador com um livro que conta a história dos canais de Amsterdam.
“Estamos muito orgulhosos desse título e muito honrados com essa visita. Também temos bastante interesse em compartilhar experiências e ajudar no que for preciso para que vocês tenham êxito como cidade-sede da Copa de 2014”, ressaltou o prefeito, parabenizando Brasília por estar na lista da Fifa das escolhidas para sediar os jogos da Copa do Mundo no Brasil, em 2014. “Será uma oportunidade única para a nossa capital compartilhar experiências com uma cidade tão avançada em termos de políticas públicas de infraestrutura”, disse Rosso.
Acompanhado do embaixador do Brasil na Holanda, José Artur Denot Medeiros, o governador Rogério Rosso assinou, na Prefeitura, um protocolo de cooperação técnica entre o GDF e o grupo Arena. No primeiro dia de visita à Holanda, o governador conheceu a operação e manutenção de um dos mais seguros e modernos estádios de futebol do mundo, o Estádio Amsterdam Arena. Administrado pelo grupo Arena desde 1996 por meio de uma parceria público-privada entre a Cidade de Amsterdam, o clube de futebol AFC Ájax e investidores, o Estádio Amsterdam Arena oferece vasta experiência na implantação de um programa bem-sucedido na área de segurança de eventos.
Intercâmbio em outras áreas
O sistema de saúde pública de Amsterdam é outra área que o governador Rogério Rosso demonstrou interesse em conhecer durante a reunião com o prefeito. “Aqui em Amsterdam, o atendimento público é feito inicialmente por um clínico geral, que faz o primeiro diagnóstico do paciente e só então o encaminha para os especialistas. Isso reduz drasticamente as demandas nos hospitais”, destacou o governador.
O sistema de coleta e tratamento de lixo de Amsterdam também é considerado relevante pelo GDF. Aterros e lixões dão lugar a modernas usinas de geração de energia elétrica com resíduos sólidos, no centro da cidade.
Aviões
Antes do encontro com o prefeito, o governador Rogério Rosso participou de uma reunião com executivos da empresa New Generation Aircraft, interessados em levar para Brasília uma fábrica de aviões. A indústria, que conta com financiamento do governo holandês, é sucessora da Rekkof, empresa que tentava há anos retomar a produção da Fokker. O projeto de inovação conta com a adaptação de um modelo Fokker 100 existente com novos sistemas e motores, servindo como demonstrador e aeronaves de testes para o Fokker 100 NG, com capacidade para 122 passageiros, que a companhia espera iniciar a produção em 2015.
A idéia da NG Aircraft é instalar em Brasília uma unidade de produção de outro modelo, o Fokker 70 NG, um avião para 89 passageiros que vai competir no mercado mundial do segmento. “É um investimento que vai contribuir ainda mais com a geração de empregos em Brasília”, avaliou Rosso. Amanhã, o GDF e a NG Aircraft formalizam um memorando de entendimentos sobre o projeto.