Jornal de Brasília

Informação e Opinião

Brasília

Flexibilizações contra a covid-19 são publicadas

Mudanças foram anunciadas pela Casa Civil na segunda (2). Principal alteração é em relação a público em estádios

Por Willian Matos 03/08/2021 7h36
Foto: Vítor Mendonça/Jornal de Brasília

O Governo do Distrito Federal (GDF) publicou nesta terça-feira (3), no Diário Oficial (DODF), as mudanças no decreto que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da covid-19 na capital. As flexibilizações foram anunciadas na tarde de segunda (2) pela Casa Civil.

A principal mudança é relacionada ao público em eventos esportivos. A medida começou a ser flexibilizada após o Flamengo trazer jogos para o Estádio Nacional Mané Garrincha. Agora, as arquibancadas poderão estar 30% ocupadas. Gestantes e adolescentes também poderão comparecer caso apresentem comprovante de vacinação completa ou teste RT-PCR negativo. O RT-PCR, inclusive, passa a ser cobrado com 72 horas de antecedência, e não mais 48.

Eventos gastronômicos e cívicos, feiras e exposições culturais voltam a ser permitidas. Shows, por sua vez, seguem proibidos.

Na segunda (2), o chefe da Casa Civil do DF, Gustavo Rocha, disse que a flexibilização se deu após o DF conseguir manter a taxa de transmissão em menos de 1%. Atualmente, o índice gira em 0,98 e 0,99 — isto é, 100 pessoas infectadas transmitem o vírus para outras 98 ou 99. Em março deste ano, um dos momentos mais críticos da pandemia, este número chegou a 1,38.






Você pode gostar