Menu
Brasília

Fiscalização encontra aves silvestres em cativeiro no Cruzeiro e na Granja do Torto

Fiscalizações ocorreram no Cruzeiro e na Granja do Torto e resultaram na lavratura de dois Termos Circunstanciados de Ocorrência

Gabriel Resende

09/08/2026 18h25

whatsapp image 2026 08 09 at 17.20.35 (1)

Foto: PMDF

Seis aves silvestres mantidas irregularmente em cativeiro foram apreendidas pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) neste domingo (9), durante fiscalizações realizadas em residências no Cruzeiro e na Granja do Torto.

A ação foi conduzida pelo Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA). Durante as vistorias, os militares identificaram animais da fauna brasileira mantidos sem a regularização exigida pelos órgãos ambientais.

Em uma das residências, os policiais encontraram dois canários-da-terra. No segundo endereço fiscalizado, foram localizados outros dois canários-da-terra e duas patativas.

Diante das irregularidades, os responsáveis pelas aves receberam Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs). Segundo a PMDF, os registros foram feitos com base na Lei de Crimes Ambientais, que prevê punição para quem mantém espécimes da fauna silvestre em cativeiro sem a devida autorização.

Além das seis aves, quatro gaiolas foram recolhidas durante a operação. Todo o material e os animais apreendidos foram encaminhados ao Centro de Apoio à Fauna do Batalhão Ambiental (CEAPA).

Posteriormente, as aves serão destinadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), onde passarão pelos procedimentos necessários para avaliação e destinação adequada.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado