Menu
Brasília

Evento terá debate sobre regulação emocional no cuidado à pessoa com doença falciforme

Iniciativa do Hemocentro de Brasília ocorre em 10 de outubro, em formato de talk show interativo

Redação Jornal de Brasília

08/10/2025 19h54

54779199413 b489382ab7 k (1)

O encontro será conduzido pelo especialista Wagre Furtado Gomes e tem como objetivo ampliar o olhar humanizado e multidisciplinar sobre os cuidados com pessoas que convivem com a doença | Foto: Divulgação/FHB

No próximo dia 10 de outubro, a Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) realizará um talk show informativo sobre regulação emocional na doença falciforme, no auditório e foyer da instituição. Conduzido pelo especialista Wagre Furtado Gomes, o encontro busca aprofundar a compreensão sobre os aspectos emocionais que envolvem pacientes com a condição, promovendo um olhar mais humanizado e multidisciplinar no cuidado. A iniciativa reforça o compromisso da FHB em unir ciência, empatia e educação para aprimorar a qualidade de vida de quem convive com a doença.

A programação começa às 14h, com acolhimento e recepção dos participantes, seguida da abertura institucional às 14h30. Às 15h, tem início a palestra no formato de talk show, com espaço para diálogo direto com o público. Após um coffee break coletivo, às 16h, os participantes poderão interagir com o palestrante em um momento de escuta ativa. O encerramento está previsto para 17h.

Para a diretora da Hemorrede, Renata Vernay, o evento é um passo importante para fortalecer a abordagem integral da doença falciforme.

“A doença falciforme impõe desafios diários aos pacientes e às suas famílias, que vão muito além do manejo clínico. A dimensão emocional da doença exige atenção e cuidado integral. Nesse sentido, o evento representa um avanço fundamental no cuidado integral, reforçando a importância da regulação emocional no enfrentamento da doença. Teremos um palestrante altamente qualificado, e isso reafirma o compromisso da FHB e do Comitê Técnico de Hemoglobinopatias Hereditárias (CTHH) com uma assistência mais humana, sensível e acolhedora”, destacou.

Educação em saúde

Wagre Furtado Gomes atua há 15 anos como auditor de Controle Interno da Controladoria-Geral do DF e é facilitador da Escola de Governo do DF há 17 anos.

A iniciativa é promovida pela FHB em parceria com o Comitê Técnico de Hemoglobinopatias Hereditárias (CTHH) e reforça a importância da educação em saúde, do acolhimento e do cuidado integral às pessoas com doença falciforme.

O que é a doença falciforme

A doença falciforme é uma condição genética e hereditária que afeta a produção de hemoglobina, proteína responsável pelo transporte de oxigênio no sangue. Nesse quadro, os glóbulos vermelhos adquirem formato de foice — ou “falciforme” — o que dificulta a circulação, provoca obstruções nos vasos sanguíneos e leva a episódios de dor, anemia, infecções e outras complicações. Mais prevalente na população negra, a doença exige acompanhamento contínuo, acesso a tratamentos e ações de prevenção para garantir qualidade de vida aos pacientes.

Com Informações da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado