O programa Humanizar celebra cinco anos de impacto positivo na vida de pacientes e profissionais do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF). Um evento comemora a data, nesta sexta-feira (29), às 11h, no Salão Branco do Palácio do Buriti, reunindo autoridades, parceiros e representantes da sociedade civil.
O evento contará com a presença da primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha, idealizadora e madrinha do projeto, e do presidente do IgesDF, Juracy Cavalcante, além de integrantes da alta gestão do instituto.
“A cerimônia simboliza não apenas um marco na história do programa, mas também o compromisso do IgesDF com a transformação contínua dos serviços de saúde, garantindo um atendimento mais sensível e respeitoso para todos”, afirma a gerente-geral de Humanização e Experiência do Paciente do IgesDF, Anucha Soares.
Projeto Humanizar
Idealizado pela primeira-dama do DF, Mayara Noronha, o Humanizar foi lançado em 2019, com o objetivo de oferecer um atendimento mais acolhedor e personalizado aos pacientes que buscam serviços hospitalares. O projeto é inspirado na Política Nacional de Humanização (PNH), do Ministério da Saúde, e promove práticas como a escuta qualificada e o suporte a usuários e acompanhantes.
Com uma equipe de 107 auxiliares de humanização atuando no Hospital de Base, no Hospital Regional de Santa Maria, Hospital Cidade do Sol e nas 13 unidades de pronto atendimento (UPAs), o programa tem tido sucesso: mais de 90% dos pacientes atendidos nas unidades geridas pelo IgesDF são acolhidos pelo Humanizar, que também registra índices recordes de avaliações positivas na ouvidoria do Governo do Distrito Federal (GDF).
Durante a cerimônia, será feita uma retrospectiva das ações executadas ao longo desses cinco anos, destacando o impacto do projeto na vida dos pacientes e colaboradores. A celebração foi programada para a mesma data em que é comemorado o Dia Nacional da Humanização – 29 de novembro -, alinhado com a proposta de uma saúde mais respeitosa e centrada no paciente.
Serviço
Comemoração dos cinco anos do projeto Humanizar
⇒ Sexta-feira (29), às 11h, no Salão Branco do Palácio do Buriti.
*Com informações da Agência Brasília